NOVO HORIZONTE

Área aguarda regularização fundiária há cerca de 30 anos

Prefeitura de Jundiaí trabalha para transferir da União ao município moradias da região do Parque do Cerrado

Por Mariana Meira | 22/08/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Prefeitura de Jundiaí

DIVULGAÇÃO/PMJ

Gestores fizeram encontro com moradores no último domingo (20)
Gestores fizeram encontro com moradores no último domingo (20)

Segundo a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) de Jundiaí, a região próxima ao Parque do Cerrado, no bairro Novo Horizonte, está irregular há aproximadamente três décadas e no alvo da atual gestão para resolver o problema. “Essa é uma ocupação que está nessa situação há muito tempo, e estamos trabalhando para fazer a regularização “, disse o gestor da pasta, José Antônio Parimoschi, em entrevista ao programa “Difusora 360”, na tarde de ontem.

Ele explica que as áreas pertencem à União, e que, portanto, devem ser transferidas para o município. Trata-se de uma região grande, que precisou ser dividida em nove lotes pela administração pública para que o processo, que já se iniciou, seja feito.

“A União está passando as áreas para Jundiaí e a regularização está ocorrendo por meio da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas). Mas também já começamos a recuperar casas que estavam insalubres. São 400 moradias.”

DIÁLOGO

Na manhã do último domingo (20), Parimoschi e outros gestores da Prefeitura de Jundiaí, além do vice-prefeito, Gustavo Martinelli, do superintendente da Fumas, José Galvão Braga Campos (Tico), o presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Albino, e o vereador Edicarlos Vieira, estiveram na Praça do Cerrado, vizinha do futuro Parque, para apresentar o projeto de continuidade das obras no local.

No encontro com moradores, também foram anunciadas várias obras em diversas áreas para a região. A Praça já conta com áreas de brincar, espaço para caminhada e eventos e quiosque. Para a segunda etapa, contará com espaço arborizado, bosque, banheiros, bebedouro e também uma quadra poliesportiva.

“O Cerrado será valorizado e preservado com a implantação do projeto que contemplará a educação ambiental, com a integração com programas de visitação monitorada com as escolas do município e também será conectado aos percursos da infância que incentivam a caminhabilidade. É uma forma de mostrarmos a importância da preservação do Meio Ambiente e a importância da convivência no espaço publico”, disse a diretora do Departamento de Projetos Urbanos da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Paula Siqueira.

As obras de complementação da Praça, orçadas em aproximadamente R$ 1,1 milhão, terão início em breve e o espaço deve ser entregue no primeiro semestre do ano que vem. “É motivo de orgulho estarmos aqui na região do “Vetor Oeste” mostrando os projetos e as entregas que serão feitas nos próximos meses. A exemplo de outros bairros da cidade, o bairro Novo Horizonte passa a contar com uma área de lazer e convivência para toda a família, aliando o projeto à preservação do meio ambiente”, disse o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi.

VETOR OESTE

No encontro também foram anunciados outros investimentos para o Vetor Oeste, como o novo sistema de drenagem na Estrada Municipal do Varjão, que busca evitar enchentes no local. As obras estão em fase final de licitação e devem começar em breve.

Para a área da Saúde, foi mostrada a implantação da Clínica da Família II, no Almerinda Chaves, onde funcionava a antiga UBS. Ela vai ganhar, nos próximos meses, uma unidade de farmácia exclusiva para distribuição de medicamentos.

Em Assistência Social, está prevista a implantação de um centro de amparo às mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, no local onde funcionava um Centro Comunitário, no Jardim Novo Horizonte.

Já para a Educação, a prefeitura anunciou que vai entregar, no primeiro semestre de 2024, a nova EMEB Abigahil Alves Feu Borim, no Eloy Chaves. O Executivo explicou que o município conseguiu zerar a lista de espera para vagas de crianças até 3 anos nas escolas da região do Vetor Oeste.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.