MUDANÇA

Jundiaí quer mudar conceito de ‘cidade que fecha às 22h’

Prefeitura planeja retomar agito de bares e restaurantes, que costumam fechar por volta das 22h

Por Mariana Meira | 12/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

ARQUIVO JJ

José Antônio Parimoschi falou àRádio Difusora sobre projeto de revitalização do Centro de Jundiaí
José Antônio Parimoschi falou àRádio Difusora sobre projeto de revitalização do Centro de Jundiaí

Não é incomum sair às ruas de Jundiaí depois das 22h e se deparar com silêncio e portas fechadas - ou quase se fechando - de bares e restaurantes. Segundo o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, a prefeitura tem planos para mudar esse cenário e impulsionar, aos poucos, uma vida noturna que coloque as pessoas para ocupar os espaços públicos e também preserve um clima seguro aos empresários na hora de optar deixar os estabelecimentos abertos até tarde da noite.

“Quando falamos em um proprietário deixar seu bar ou restaurante aberto até depois das 22h, estamos também falando de uma série de leis trabalhistas que dificultam esse processo, por conta de possíveis horas extras dos funcionários. O que precisa mesmo é de uma boa reforma trabalhista”, opinou o gestor, em entrevista à Rádio Difusora, na tarde de ontem.

Com a reforma realizada em 2017, o piso da remuneração da hora extra passou a funcionar da seguinte maneira: o valor mínima deve ser pago com adicional de 50% sobre a hora normal e 100% quando realizada em domingos e feriados. O limite de horas extras diárias permanece com o limite de 2 horas, totalizando 10 horas extras semanais.

A mudança desse quadro que ele acredita ser cultural vai começar, segundo Parimoschi, pela região central. O local já é alvo de um grande projeto de revitalização em andamento, incluindo troca de luzes em mais de 100 ruas, adaptação das vias nos moldes do conceito de “Cidade das Crianças”, repaginação das fachadas dos comércios em um projeto da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente e entrega, prevista para o dia 14 de dezembro, aniversário de Jundiaí, do novo Centro das Artes.

Para Parimoschi, apesar da complexidade dos trabalhos para trazer melhorias aos moradores e comerciantes do Centro, ainda falta uma movimentação urbana para quem vem de fora no período noturno. “O Marcelo Peroni, gestor de Cultura da prefeitura, já chegou a fazer uma pesquisa com munícipes na saída de espetáculos no Teatro Polytheama e descobriu que pelo menos metade deles gostaria de ‘esticar’ a noite em algum bar ou restaurante próximo dali, mas a maioria desses lugares já está fechada. Queremos incentivar os empresários a virem para o Centro abrir seus empreendimentos e movimentar essa região”, frisou.

14 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Anderson
    22/08/2023
    É inacreditável que um futuro candidato a prefeito fale tanta asneira assim. Primeiro, a reforma trabalhista de 2017 não determinou o pagamento do adicional de horas extras, esses adicionais já estão garantidos constitucionalmente desde 1988, a reforma trabalhista de 2017 trouxe outras modalidades de contratos de trabalhos, esses sim podem ajudar o ramo de alimentação, pois flexibiliza a contratação. Outro coisa, estender a jornada do trabalhador por mais horas é trazer problemas de saúde física, mental e emocial ao trabalhador, pois o excesso de jornada irá prejudicar e muito eles. E mais, sem contar que horas extras para empresas ficaram muito mais caros. Ao meu ver, será muito bom se a empresa souber administrar o seu quadro de funcionários, pois se tem 1 empregado, estendendo o horário e tendo movimento, terá 2 e assim aumentará a oferta de empregos em nossa cidade!
  • Paulo Sérgio da Silva
    17/08/2023
    Primeiramente eles tem que controlar os \'noias\' e andarilhos que Jundiaí está abrigando parece uma mini Cracolândia que está se formando, pago pra ver voltar essa segurança na cidade
  • Luciana
    17/08/2023
    É legal revitalizar o Centro, mas é preciso pagar devidamente os trabalhadores. E para esse projeto, precisa em primeiro lugar de segurança, tanto no Centro como nos bairros.
  • Erica
    17/08/2023
    Acho muito lindo o conceito de Cidade das criancas em Jundiaí ( contém ironia) . Duvido vc deixar um filho ou neto seu andar pelas ruas do centro ou da vil Arens que mais parece uma Cracolândia.
  • Rosemary
    17/08/2023
    Olá.. Sim já está mais do que na hora de mudarmos isso..As Noites de Jundiai deixam muito a desejar tdo os Bares e Reataurante que se Brem maioria logo fecham..pelo fato dS Pessoas irem procurar Cidades vizinhas .. Poderíamos nos espelhar em Indaiatuba..a Cidade a Noite e muito movimentada c/várias opções de barzinhos.. Agora é a hora ..pois SP já não tem.mais perfil de se sair as Noite ..e as Pessoas se locomovem muito p/lá.. Eu msm er de lá e vim morar aqui p/não só ter qualidade de Vida ..mais realmente as noites aqui deixam desejar e muito.falta pouco p/Jundiar se reembolsar.. FICA A DICA
  • AdriFerreira
    17/08/2023
    Falta iniciativa,,investimento!! Se durante o dia os flaneljnhas tomam contas das ruas da cidade , imagina a noite.. o centro precisa ser mais utilizado, mais eventos até as 22 horas, os bairros precisam de investinentos, dessas forma os empresarios vem junto. Aproveitando , para estacionar nas ruas de Jundiai, se paga parquimetro, IPVA,Seguro, e os Flanelinhas, bravos e ameassadores, pode isso Arnaldo ?? Ou quer dizer Parimoski??
  • ALLAN ROCHA DE SA
    16/08/2023
    Passou da hora né Jundiaí! Merecemos cultura, feiras, shows... eventos para apoiar os artistas locais que estão começando!!!!
  • Camila
    16/08/2023
    A Cidade de Jundiaí está ficando ultrapassada, precisa de muitas melhorias comparado a Cidade de São Paulo. O custo de vida é caríssimo (aluguel, alimentação e lazer), sem falar que precisamos dar uma atenção aos moradores de ruas criando políticas públicas que auxiliem essas pessoas, referente ao assunto central da matéria, os horários de funcionamento dos comércios em Jundiaí são péssimos, aqui não existe vida noturna o que é lamentável, desse jeito a Cidade espanta os jovens para longe, chega a ser deprimente a limitação de horário dos comércios por aqui.
  • CLAUDIO MARIO TRALDI
    16/08/2023
    Ah, não. Tem o descaramento de culpar as questões trabalhistas. E o que é ainda pior: futuro prefeito.
  • Ademir pavani
    16/08/2023
    Engraçado né? A própria prefeitura não ajuda os donos de bares proibindo entretenimento. Agora vem com essa.
  • Cristiane Marinho
    16/08/2023
    Sou do Rio de janeiro, escolhi Jundiaí para viver a 4 anos atrás. Porém, a cidade deixa a desejar em muitos aspectos! Final de semana a gente tem que ir para outras cidades procurar lazer, pois aqui não tem muita opção. Centro da cidade é horrível para andar, sempre vejo algum idoso caindo nessas calçadas estreitas e fora a quantidade de moradores de rua que está cada vez maior. Torço pra que realmente melhorem essa região e a região do vetor oeste que parece esquecida.Obrigada.
  • RONALDO OLIVATO
    16/08/2023
    A ideia é ótima e não tem nada a ver com reforma trabalhista. A reforma de 2017 já trouxe muitos prejuízos aos trabalhadores. Com essa medida de extender o horário é uma forma de gerar emprego.
  • Debora
    14/08/2023
    Falta e segurança ,os moradores de rua incomodando o tempo todo não permitem eu fico até às 20 e 30 mas e complicado tem que tirar o pessoal a frente dos comercios jogando fezes e sujeira
  • Jurandir
    14/08/2023
    E uma excelente iniciativa mais falta muita coisa não é só o empresários,o centro de Jundiaí não têm segurança, depois que as lojas fecham ficam apenas os moradores de rua que não são moradores de rua esperando doação e fazendo pequenos furto que eu já presenciei no oxxo da Barão de Jundiaí que fechava as dez horas da noite e agora no máximo 20horas por isso que falta muito em primeiro lugar temos que tirar essas doações da praça quem quiser fazer isso leva pra porta da sua casa, pois nós já temos o bom prato nós não precisamos de um centro da cidade tão suja que fica e rato na praça da igreja matriz autoridade vamos voltar os bons tempos que Jundiaí poderia sair a noite ir com a família no centro de Jundiaí sem medo lembro aqui dos cinemas e a Paulicéia e vários restaurantes a noite que funcionando normalmente acabou tudo!!!