INAUGURAÇÃO

Prefeito confirma que Centro das Artes ficará pronto em dezembro

Prazo foi anunciado ontem, durante visita de Luiz Fernando Machado e gestores às obras; equipamento está fechado há dez anos

Por Redação | 21/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Jundiaí

DIVULGAÇÃO/PMJ

Prefeito Luiz Fernando Machado e gestores José Antonio Parimoschi e Marcelo Peroni em visita às obras de reforma, na tarde de ontem
Prefeito Luiz Fernando Machado e gestores José Antonio Parimoschi e Marcelo Peroni em visita às obras de reforma, na tarde de ontem

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, acompanhado dos gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Marcelo Peroni (Cultura) e Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos), realizou ontem (20) uma vistoria técnica nas obras do Centro das Artes. As obras estão com 95% de execução e a previsão é que o espaço seja inaugurado em dezembro deste ano.

A previsão inicial da entrega era dezembro do ano passado, no aniversário de Jundiaí, mas naquele mês o Executivo estendeu o prazo para março, quando informou que faria a inauguração até o fim de 2023. O Centro das Artes está fechado há dez anos.

Para realização do projeto, os investimentos foram de R$ 15,6 milhões. A Sala Glória Rocha terá capacidade para 275 lugares e recebeu a ampliação do pé direito, do palco e a implantação de uma rotunda, cortinas e roupagem cênica. Além disso, a sala ganha acessibilidade com poltronas adaptadas e cabine de audiodescrição. O espaço também terá um elevador de carga para entrada de cenários e equipamentos.

“No início da gestão firmamos o compromisso com a classe artística de entregar um espaço moderno e completamente revitalizado. É um orgulho muito grande ver um local histórico para Jundiaí prestes a ser reaberto, com o melhor teatro do interior de São Paulo e toda a infraestrutura necessária para garantir o conforto para toda a população”, afirmou Luiz Fernando.

ESTRUTURA

O Centro das Artes terá uma ampla área de convivência, com espaço para apresentações e projeções artísticas, central de bilheteria para todos os eventos promovidos pela Unidade de Gestão de Cultura, uma cafeteria, um empório para comercialização de produtos locais e um ambiente de coworking do Jundiaí Empreendedora.

Ainda no térreo haverá uma nova sala de espetáculos com até 125 lugares móveis, para manejo de acordo com a necessidade. No andar superior será inaugurada uma galeria de exposições, com iluminação cênica. O acesso conta com um elevador, o que garante a acessibilidade.

“Com planejamento e responsabilidade conseguimos avançar para tirar esse importante equipamento cultural do papel, com um teatro moderno para artistas e para a população. Os investimentos em cultura são uma marca da gestão e estão em consonância com as políticas voltadas às crianças, pois garantem oportunidades e podem transformar a vida de todos”, comenta Parimoschi.

“O Centro das Artes é um espaço histórico para todos os artistas da cidade. Iremos entregar um equipamento com toda a tecnologia e infraestrutura para que eles possam criar, um teatro preparado para receber qualquer tipo de espetáculo, além de um espaço que fomente a ocupação por parte das pessoas. Os investimentos em cultura tem como objetivo atender a classe artística e também o público que consome a arte”, ressalta Marcelo Peroni.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.