LONGO PRAZO

Parque da Uva poderá se tornar um grande centro de convenções

Motivada por incentivo de Tarcísio de Freitas, prefeitura realiza estudo para avaliar viabilidade do projeto, que desenha até hote

Por Mariana Meira | 05/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

DIVULGAÇÃO/PMJ

Parque da Uva é tradicional por eventos de entreteniment
Parque da Uva é tradicional por eventos de entreteniment

Conhecido pela realização de grandes eventos, como a Festa da Uva, shows, apresentações culturais e, mais recentemente, a 6ª edição do Conexidades, o Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, poderá expandir suas estruturas e se tornar um grande centro de convenções.

Quem confirmou a informação ao Jornal de Jundiaí foi José Antonio Parimoschi, gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças de Jundiaí (UGGF), pasta responsável por um estudo, em parceria com a iniciativa privada, sobre o potencial do parque para esse tipo de projeto. “Já sabemos da força dele pelas Festas da Uva, que recebem uma média de 300 mil pessoas. Agora estamos fazendo um estudo com uma empresa especializada para entender o que é viável fazer ali ou não”, afirmou.

Segundo Parimoschi, o projeto, que está sendo desenhado de maneira intersetorial, prevê que o local tenha um hotel e até mesmo um estacionamento mais amplo, espelhado nos modelos de “prédio” existentes em shoppings, por exemplo. “Essas são hipóteses, mas essas são ideias embrionárias. Precisamos do estudo completo para começar qualquer coisa, então é um projeto longevo”, ressaltou o gestor.

TROCA COM ESTADO

As primeiras ideias de transformar o Parque da Uva em um centro business começaram há aproximadamente um mês, quando foi finalizado outro estudo semelhante no Complexo Esportivo Doutor Nicolino de Lucca, o Bolão. No 6º Conexidades, Parimoschi teve uma breve conversa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que encerrou a maratona de eventos.

Ele, que participava do painel com tema “Educação Tecnológica”, discursou sobre os indicadores de inovação de Jundiaí, destacando áreas como Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, e chegou a mencionar a surpresa positiva com relação ao Parque da Uva e como ele poderia receber eventos de São Paulo, por exemplo.

“Uma vez que o governador também percebeu esse potencial, isso estimulou a gente a avançar no que já pensávamos antes”, contou Parimoschi. Segundo ele, Tarcísio chegou a indicar Rafael Benini, Secretário de Parceria em Investimentos, para avaliar a possibilidade de o estudo ser desenvolvido junto com o governo paulista, que se beneficiaria com o centro de convenções. Essas tratativas ainda não começaram.

“No nosso estudo queremos mapear que tipos de eventos que não são realizados na capital paulista por falta de espaço ou de logística, bem como seria o fluxo de pessoas da capital para cá. Mas Jundiaí é uma potência econômica, fica próxima do aeroporto, a trinta minutos de São Paulo, então claramente há um interesse e capacidade.”

Para viabilizar as mudanças necessárias no parque, segundo o gestor, a prefeitura estuda firmar as chamadas PPP’s - Parcerias Público-Privadas -, bandeira que Tarcísio defendeu amplamente quando esteve em Jundiaí. Por esse motivo, o estudo conta com a participação da Unidade de Administração e Gestão de Pessoas, que cuida dos contratos administrativos.

Também estão envolvidas as unidades de Agricultura, Abastecimento e Turismo e de Esporte e Lazer.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.