REBAIXADO

Paulista cai para a 5ª Divisão e vai disputar o 'amadorzão' do Campeonato Paulista

Por Fábio Estevam | Esportes
| Tempo de leitura: 3 min
EDVALDO SANTOS
Durante o jogo a torcida protestou; e após a partida os protestos continuaram
Durante o jogo a torcida protestou; e após a partida os protestos continuaram

O Paulista está rebaixado à 5ª Divisão do Campeonato Paulista - e para quem gosta de apelidos fofinhos para divisões inferiores, como 'bezinha', esta bem que poderia se chamar 'amadorzão'. É isso mesmo! O clube que já disputou a Série A1 do Paulistão (dando muito trabalho aos grandes da Capital) e que conquistou a Copa do Brasil, em 2005, vai inaugurar a 5ª Divisão, em 2024, série criada mediante votação dos clubes e que contou com voto favorável do próprio Paulista. A última pá de terra no enterro do Galo veio na tarde deste sábado (24), no estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, em derrota por 2 a 0 para o União Barbarense, pela última rodada da fase de classificação da 4ª Divisão do Estadual.

A situação do time do técnico Roberval Davino para esta rodada derradeira era muito complicada; tinha que vencer o União Barbarense (já classificado) e ainda torcer por um tropeço do Rio Branco, em Americana, contra o Amparo. Não bastasse a pressão por si só, jogadores e diretoria foram bastante ameaçados nas redes sociais durante toda a semana, tudo fazendo parte do pior momento da centenária história do clube.

O JOGO

O jogo começou muito, mas muito fraco. E para quem precisava vencer, imaginava-se que o Paulista fosse imprimir uma pressão avassaladora nos minutos iniciais. Que nada! O time entrou em campo pesado, como se tivesse comido uma feijoada antes do jogo. Com 18 minutos o Galo não havia feito nada para vencer, mas em Americana o Rio Branco já perdia por 1 a 0, ou seja, o Paulista precisava ganhar para se livrar do rebaixamento e ainda se classificar à próxima fase - a única disputa boa, mesmo, era nas arquibancadas, entre as duas torcidas para ver quem cantava mais alto.

Ao final do primeiro tempo, com 48 minutos de um futebol sofrível e sem vontade, o Paulista, que precisava da vitória, não havia criado absolutamente nenhuma chance clara de gol. Enquanto isso, em Americana, o Amparo ampliava para 2 a 0.

Para o segundo tempo Davino mandou a campo o atacante Natan no lugar do meia Michel - durante o jogo já havia colocado Carioca na vaga de Rafinha, que se machucou. E com dois minutos de partida, Vitinho Santos também se machucou e Arian entrou em seu lugar. Aos 14 minutos Davino precisou fazer mais uma alteração por lesão, saindo o atacante Ferreira e entrando Artur Moura (jogador que disputou o último Campeonato Amador de Jundiaí pelo Império Vila Ana).

Enquanto o Galo já jogava como time de Série A5 e quase sofria um gol aos 20 minutos, em Americana o Rio Branco fazia seu primeiro gol contra o Amparo.

Aos 30 minutos o Paulista caiu. Em cobrança de escanteio, o União Barbarense rebaixou o Galo com um gol de cabeça de Diego, fazendo 1 a 0. Aos 37, o mesmo Diego ampliou para 2 a 0, resultado que se manteve até o fim - e o Rio Branco ainda conseguiu virar e venceu seu jogo por 3 a 2 contra o Amparo.

Comentários

4 Comentários

  • Marcos 17/07/2023
    Paulista acabou, faz tempo. Só resta pagar as dívidas e montar um museu. Viveram muito da copa do Brasil e da vitória sobre o River.
  • Fernando 27/06/2023
    Difícil, mas prefiro acreditar na esperança, no fundão do poço já estamos, aliás a quarta já é o fundo, então só resta olhar pra cima. Creio que algum empresário vai enxergar a marca forte chamada Paulista. Vamos rezar para que não feche e quem sabe, ressurja.
  • Carlos Lima 26/06/2023
    O Paulista Futebol Clube acabou! Infelizmente acabou! A não ser que algum sheik árabe compre o clube e invista dinheiro para fazê-lo ressurgir, duvido que com suas próprias forças consiga se reerguer. Lamentavelmente estamos presenciando a morte de nosso glorioso Galo! Muito triste!
  • David Paiva tibúrcio6 25/06/2023
    Muito triste o que fizeram com o nosso paulista ???? Jundiaí não merece isso