PLEITO 2024

Esquerda busca formar grupão para a disputa municipal

4 Partidos como PT, PcdoB, PV, PSB e PSOL se movimentam para lançar chapas para prefeitura e Câmara em Jundiaí

Por Mariana Meira | 08/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

ARQUIVO JJ

Gerson Sartori, presidente do PDT de Jundiaí, afirma que reunião de siglas vai criar ‘chapa competitiva’
Gerson Sartori, presidente do PDT de Jundiaí, afirma que reunião de siglas vai criar ‘chapa competitiva’

Um grande grupo formado por representantes de partidos de esquerda e centro-esquerda de Jundiaí deve despontar em breve como uma possibilidade de oposição nas eleições municipais de 2024. A informação foi confirmada por Gerson Sartori, presidente do PDT de Jundiaí e vice-presidente estadual da legenda.

Segundo ele, que concedeu entrevista no programa “Difusora 360”, ontem, a ideia é reunir diversos partidos em uma única chapa, entre eles PT, PcdoB, PV, PSB e PSOL. “Não será uma candidatura própria do PDT porque, se fosse assim, não haveria debate, que é importante. Reunimos todas essas siglas para criar uma chapa competitiva”, afirmou.

Gerson, que já foi candidato a prefeito de Jundiaí, vereador e presidente da Câmara Municipal, diz ter uma visão parcialmente otimista da atual administração, bem como da composição da Casa de Leis. Para ele, apesar dos avanços, ainda faltam mais investimentos principalmente em moradia e educação.

Na parte legislativa, diz sentir falta de debates mais consistentes. “Acho triste que os vereadores não têm uma bandeira, eles ficam discutindo questões ideológicas que não têm a ver com a cidade em vez de falar sobre saúde, por exemplo. Sinto que as sessões viraram a política da lacração.”

Dentro do novo grupo que está sendo formado, habitação, Plano Diretor e políticas públicas em prol do meio ambiente estão entre as pautas mais defendidas para a candidatura do ano que vem. Os nomes de quem vão se arriscar no pleito ainda não foram definidos.

Mas Gerson adianta que, replicando o cenário de embate político das eleições presidenciais do ano passado, a disputa pelos cargos municipais também deve ser acirrada. “Eu não tenho a menor dúvida de que vai ser uma eleição polarizada. Mas eu acredito no diálogo, e tenho esperança nesse grupo político que está vindo com outra visão”, disse.

PASSADO E PRESENTE

Em entrevista recente ao JJ, o ex-prefeito Pedro Bigardi também se referiu a uma conjunção de forças entre PcdoB, ao qual é filiado, o PT e o PV, para decidir de forma coletiva as candidaturas que seriam lançadas, inclusive em âmbito estadual. “Será uma decisão a partir do diálogo desses partidos. É uma discussão diferente dessa vez, colegiada”, afirmou.

O político, que atualmente trabalha junto com o deputado federal Orlando Silva - relator da PL das Fake News - disse que, embora seu nome já esteja circulando como possível candidato de volta à prefeitura, ainda é cedo para bater o martelo sobre o cenário de 2024. Apenas pondera que o embate não será tão truculento. “Há resquícios da polarização, mas quadro mudou daquilo que vimos de 2018 a 2020. Temos mais movimentação política, um ambiente mais arejado, e um diálogo mais saudável.”

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.