AGRICULTURA

Jundiaí investe em rural com licitação inédita de máquinas

Prefeitura vai lançar, em breve, Centro de Enologia, grande polo tecnológico com investimento do governo estadual

Por Mariana Meira | 25/04/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

DIVULGAÇÃO/PMJ

Centro de Enologia vai aproveitar parte da estrutura já existente na Etec Benedito Storani e inaugurar área nova e moderna
Centro de Enologia vai aproveitar parte da estrutura já existente na Etec Benedito Storani e inaugurar área nova e moderna

Já conhecida por ser a terra da uva e por abrigar diversas rotas turísticas, que alimentam a economia da agricultura local, Jundiaí em breve vai ganhar o Centro de Enologia, um grande polo tecnológico que está sendo montado na ETEC Benedito Storani. Ali será oferecido um curso técnico, com início previsto para o segundo semestre, que se tornará o primeiro do Estado em Viticultura e Enologia.

Para a realização do curso, será aproveitada parte da estrutura já existente no instituto de ensino, que é tradicional em cursos voltados à área agrícola. Já a outra parte é um projeto meticulosamente pensado desde 2009. "Esse é um investimento importante, de 14 anos, cuja espera valeu muito a pena. Não tenho  medo de dizer que essa será melhor do que qualquer outra escola brasileira", destaca o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, em entrevista ao vivo ao programa "Difusora 360", na tarde de ontem.

Foi em meados de 2010 que o gestor, à época diretor da Etec BeSt, iniciou as primeiras articulações com o governo do Estado. Ele afirma que era preciso comprovar que Jundiaí tinha potencial e uma história secular de produção de uva, mas precisava de tecnologia para aprimorar os negócios. No final do ano passado, em visita ao município, Rodrigo Garcia, então governador de São Paulo, anunciou um aporte de R$ 6 milhões, destinado à aquisição de equipamentos para o Laboratório de Viticultura e Enologia - estrutura que fará parte do Centro de Enologia. Em paralelo, a prefeitura, já com Alvarez à frente na pasta, conseguiu encabeçar uma licitação inédita para compra dos equipamentos, unificando em apenas um processo todo o polo tecnológico.

"São mais de 200 peças e máquinas. Se fôssemos licitar de forma individual, correríamos o risco de fazer compras de fabricantes diferentes, sendo que essas partes precisam 'conversar' entre si para funcionar. Por isso conseguimos licitar toda a planta produtiva, a primeira na história da indústria", diz o gestor.

Ele afirma que as peças serão montadas em junho e testadas em julho. Em seguida, a empresa responsável vai entregar à gestão a chave da planta já funcionando completamente. O curso, então, estará pronto para começar, e terá duração de 3 semestres. O espaço possibilitará aos produtores de vinho da cidade e de toda a região a concepção, elaboração e envase, supervisionados por técnicos e alunos da escola.

FOMENTO AO SETOR

O Centro de Enologia contará com salas para produção de suco de uva e do vinho, área de envase, adega para armazenamento dos vinhos e sala de degustação. Atualmente, 22 vinícolas fazem parte da Rota Turística do Vinho em Jundiaí. "O crescimento do turismo rural fez com que as vinícolas como um todo se preocupassem mais com o processo da elaboração de vinhos finos e também com a qualidade do suco de uva. Agora, com mais tecnologia, o salto de qualidade dos vinhos de Jundiaí será considerável", lembra o gestor.

"Essa incubadora de vinhos é uma conquista para toda a Região Metropolitana de Jundiaí, pois vai possibilitar aos produtores de uva e de vinho um incremento importante na qualidade dos produtos. Neste ano, 242 mil pessoas participaram da Festa da Uva e da Expo Vinhos de Jundiaí. O potencial do nosso turismo rural é enorme, por isso a importância desse Centro aqui na cidade", reforça o prefeito Luiz Fernando Machado.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.