NOVAS MEDIDAS

Prefeituras da região também intensificam ações de segurança nas escolas

Apesar de já serem equipadas com câmeras de monitoramento, prefeituras querem intensificar o uso da tecnologia nas unidades escolares

Por Redação | 07/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min

REPRODUÇÃO/INTERNET

A partir da próxima segunda-feira (10), as rondas escolares serão intensas durante todo o período de aulas
A partir da próxima segunda-feira (10), as rondas escolares serão intensas durante todo o período de aulas

Na manhã de ontem (6), o prefeito Luiz Braz e o vice-prefeito, Paulo Fávaro, de Campo Limpo Paulista, reuniram os gestores de Educação e de Segurança Integrada, Alessandra Andrade e Ronaldo Cazelli, com o objetivo de criar novas ações, intensificar e melhorar a segurança das crianças em todas as escolas de Campo Limpo Paulista.

A partir da próxima segunda-feira (10), as rondas escolares serão intensas durante todo o período de aulas, inclusive dentro dos prédios, e todas as unidades municipais terão o botão de alerta - que estará nos celulares de diretores e professores e, quando acionado, envia um alerta imediato para a GM, aumentando o tempo-resposta de atendimento às ocorrências.

Apesar de já serem equipadas com câmeras de monitoramento, a Prefeitura quer intensificar o uso da tecnologia nas unidades escolares. Entre as propostas está, por exemplo, estudo de viabilidade de um projeto de acesso por reconhecimento facial. Para Dr. Luiz é importante buscar alternativas que valorizem uma cultura de paz. "Nossas crianças precisam de um ambiente sadio, onde o foco seja a educação."

A Secretaria de Segurança Integrada, além da GM, já solicitou apoio da Polícia Militar nas rondas escolares, para aumentar a segurança de pais, alunos e funcionários. A gestão municipal está alocando recursos para pagamento de horas extras e inicia visitas técnicas para aumentar muros das unidades, bem como outras melhorias de infraestrutura com relação à segurança e fluxo de entrada e saída.

Em Itupeva, o prefeito Marcão Marchi e o vice-prefeito e secretário de governo, Alexandre Mustafá, também anunciaram a criação de um Grupo de Trabalho da gestão municipal para acompanhar e combater casos de violência nas escolas do município. O grupo será intersetorial, formado pelas secretarias de Governo, Educação, Assuntos Jurídicos e a Guarda Civil Municipal. "Temos um cenário de tranquilidade em Itupeva no que se refere à violência, inclusive nas escolas. Mas vamos formar um Grupo de Trabalho (GT) que vai evoluir nessa questão para zelar pelas nossas crianças e toda comunidade escolar", afirma o chefe do Executivo.

O comandante da Guarda Civil Municipal, José Mário Pereira da Silva, que integrará o Grupo de Trabalho, explica que além do patrulhamento e ronda realizados pela corporação nas escolas, incluindo nas estaduais, reforçando a atuação de responsabilidade da Polícia Militar, não existem indícios de ações violentas ou atentados no município. Ele alerta sobre a onda de boatos e fake news que vêm se disseminando nas redes sociais por todo o Brasil e também em Itupeva. "Existe um impacto emocional com os últimos episódios e as famílias ficam preocupadas. Porém, pedimos que as pessoas não fiquem em pânico e não alimentem essas informações falsas que rodam pelo Whatsapp e redes sociais. Não compartilhem isso. Não existem indícios de ações organizadas em nossa cidade e a Prefeitura e a GCM estão atentas e trabalhando para garantir a sensação de segurança nas escolas da cidade", explica o comandante.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Rhioda Wars
    07/04/2023
    Cidadãos não são otários. Sabemos que será apenas uma viatura da Guarda Municipal para as dezenas de escolas espalhadas por toda a cidade. Apenas política, sensação de solução e maior segurança. mas que não passam de uma grande ilusão...