SAÚDE

Novo hospital começa a virar realidade em Várzea Paulista

Por Redação | 21/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Várzea Paulista

Divulgação

A obra para o novo hospital de Várzea Paulista está em andamento no Centro
A obra para o novo hospital de Várzea Paulista está em andamento no Centro

O esperado novo hospital de Várzea Paulista começa a virar realidade. Com a etapa de terraplanagem sendo finalizada, as obras de drenagem serão iniciadas. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2021 e, no início deste ano, entrou em prática. Quem executa a obra é uma empresa contratada pela Prefeitura de Várzea Paulista e a conclusão está prevista para o final de 2024.

O novo hospital de Várzea Paulista terá mais de 7 mil metros quadrados, no espaço onde funcionava o estacionamento do Paço Municipal, e será dividido em quatro pavimentos. O primeiro pavimento estará no nível da avenida Pastor Resende (antiga avenida Projetada) e terá recepção; baias de atendimento; salas de triagem; sala de assistência social; consultórios; sala de curativos; sala de gesso; sala de raio X; sala de reidratação/aplicação de medicamentos; sala de inalação; sala de observação; quartos de isolamento e sala de urgência.

No segundo pavimento, ao nível da avenida Fernão dias Paes Leme, haverá a entrada principal do hospital; recepção e espera; baias de atendimento; consultórios indiferenciados; consultórios ginecológicos; sala de exame de mamografia; salas de ultrassom; sala de raio X; sala de tomografia; sala de comando e laudos; sala de colonoscopia; sala de endoscopia; centro obstétrico; quartos de pré e pós-parto; sala de parto normal; salas de parto cirúrgico; sala de cuidados do recém-nascido; sala de cirurgia grande; salas de cirurgia médias; sala de cirurgia pequena; sala de RPA (indução e recuperação pós anestésica).

No terceiro pavimento estarão os 58 leitos de internação; ala para dependentes químicos e álcool com enfermaria; sala com 10 leitos de UTI adulto; sala com 10 leitos de UTI infantil; 5 conjuntos de incubadoras e poltrona para acompanhante na UTI neonatal.

Já no último pavimento, haverá a administração do hospital e a sala do diretor clínico; sala de chefia de enfermagem; sala de CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar); sala de RH; sala de administração e contabilidade e depósito/arquivo.

ANDAMENTO

Após a conclusão da fase de terraplenagem, a Unidade Gestora de Obras começa a conferência dos níveis do terreno, o que permitirá o início dos trabalhos de drenagem provisória e definitiva.

Essa é uma fase importante do projeto, já que a drenagem é fundamental para evitar problemas como alagamentos e infiltrações no futuro. Enquanto isso, a construção do canteiro de obras já foi iniciada e ocupará parcialmente o trecho já interditado da avenida Pastor Resende. Essa é uma medida necessária para garantir a segurança dos trabalhadores e das pessoas que circulam pela área. Medidas importantes vem sendo tomadas em relação também ao entorno da obra, para que a região central não seja impactada.

Com a conclusão dessa etapa, o novo hospital está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade. A população poderá contar com uma estrutura moderna e eficiente para atender às suas necessidades.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.