CÓRREGO FETÁ

Em celebração de aniversário, Louveira ganha novo parque

Por Redação | 21/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Prefeitura de Louveira

Divulgação

O Parque Luigi Martini terá uma pista de caminhada com 1,8 km
O Parque Luigi Martini terá uma pista de caminhada com 1,8 km

No sábado (25) Louveira vai inaugurar o Parque Luigi Martini, construído às margens da Represa do Córrego Fetá. A inauguração faz parte da programação de aniversário do município, que durante todo o mês tem entregas, atividades e atrações em comemoração, com o slogan "O Tempo e o Sabor: 58 anos de Louveira".

A população terá no parque pista de caminhada em torno da represa, com cerca de 1,8 quilômetros, além de bancos, bebedouros, banheiros, iluminação em toda a pista, cercas e um sistema de drenagem para a captação da água da chuva. A obra é da Prefeitura de Louveira, coordenada pela Secretaria de Água e Esgoto. O projeto faz parte do governo do prefeito Estanislau Steck, que está comprometido a entregar o local que vai ser um novo espaço de lazer e caminhada para a população, além de um investimento importante para a represa, que foi fundamental para evitar, inclusive, alagamentos na região central da cidade.

"Mais uma grande conquista para Louveira. Aliando lazer e descanso para a população e avanço em saneamento básico em uma só obra", comenta Estanislau Steck. "Será uma honra entregar essa obra para a população louveirense dentro da programação de aniversário da cidade, com uma justa homenagem ao senhor Luigi Martini, que era proprietário de toda esta terra que hoje convertermos neste parque especial para Louveira", conclui. A obra segue em acabamentos finais e preparativos para a inauguração.

ANIVERSÁRIO

No dia 25 mesmo, às 8h30, logo após a inauguração, haverá uma caminhada na nova via, que foi pensada para o parque junto com a urbanização e o reflorestamento, margeando a represa.

"Essa obra traz mais uma utilidade para a represa, que, além de armazenar água para a rede de abastecimento, servirá como mais uma opção de lazer para os moradores", diz o secretário de Água e Esgoto, Mateus Bento Batista Arantes. A Represa do Córrego Fetá possui capacidade de armazenar 465 mil m³ de água. Em 100%, pode garantir por cerca de 45 dias o consumo médio da população de Louveira. Além da segurança hídrica, em períodos mais chuvosos, a represa impede alagamentos.

HOMENAGEM

Nascido em Comune di Angliari, Provincia de Arezzo, na Itália, Luigi Martini teve uma vida ligada a Louveira desde o final do século XIX quando, aos seus 27 anos, casou-se com Palma Cacioli, para que pudessem vir para o Brasil, no ano de 1897, em busca de trabalho. Inicialmente, foram para a cidade de Astolfo Dutra, em Minas Gerais, mas, por volta de 1899, a família comprou o sítio São Luiz, onde hoje está localizado parte do parque que será inaugurado no próximo dia 25 de março. Luigi e Palma tiveram 9 filhos, Vitório, Genoveva, Esther, Pureza, Antonio, Maria, Ermelinda, Emilio e Julia.

No ano de 1987, seus netos Accílo e Laurindo iniciaram a exploração de areia, formando assim um lago, pelo fato da região estar próxima ao rio de captação de água da cidade. Nos anos seguintes, o local foi desapropriado pela prefeitura, para servir de reservatório de água da cidade. Agora o entrono da represa, recebe este novo parque completo, que recebe, como justa homenagem, o nome de Luigi Martini.

Atualmente, muitos de seus netos e bisnetos residem na cidade.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.