Opinião

ChatGPT e o Direito: uma nova era?

11/02/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Com o advento da inteligência artificial, o setor jurídico está passando por uma transformação significativa. Uma dessas ferramentas com tecnologia de IA é o ChatGPT, que surgiu como um recurso valioso para advogados e empresas. Nesta oportunidade, exploraremos como essas tecnologias estão mudando o exercício da advocacia e quais benefícios ela pode oferecer.

O ChatGPT é um modelo de linguagem de código aberto desenvolvido pela OpenAI. Ele usa algoritmos de aprendizado para entender e gerar textos de forma semelhante aos humanos. Ele pode também responder a perguntas, escrever artigos e até mesmo gerar escrita criativa.

Dentre os seus benefícios, podemos destacar a sua agilidade e disponibilidade. Atualmente, o ChatGPT pode fornecer respostas instantaneamente e a qualquer momento do dia para consultas jurídicas. Isso economiza tempo para os advogados, que podem se concentrar em outros aspectos cruciais de seu trabalho, como a comunicação com o cliente e a preparação do caso prático.

Outro aspecto interessante da tecnologia é o seu custo-benefício. Há uma versão gratuita, onde qualquer pessoa pode usar a ferramenta, mas com algumas restrições de acesso em horários de pico, e com tempos de resposta um pouco mais longos. Para os mais interessados, há também a versão paga que garante maior prioridade de acesso e velocidade de pesquisa.

Entretanto, enquanto o ChatGPT oferece vários benefícios, também é verdade que existem vários desafios inerentes à inovação. Por ser uma máquina, naturalmente pode haver uma dificuldade de compreensão de matérias mais complexas e das nuances da lei, as quais, aos olhos bem treinados de um humano, não apresentariam o mesmo nível de complexidade.

No mesmo sentido, existe também uma preocupação ética quanto à utilização da IA no mundo corporativo. A substituição de advogados e a consequente automatização de processos jurídicos, ainda que simples, pode prejudicar a integridade da profissão e desumanizar um exercício que, por sua natureza, possui função social intrínseca.

A realidade é que ferramentas como o ChatGPT têm o potencial de revolucionar a forma como o direito é praticado. Sua capacidade de fornecer pesquisas de forma rápida e eficiente, assim como a sua disponibilidade 24 horas por dia, a torna uma ferramenta valiosa para advogados e empresas.

No entanto, sua implementação deve ser cuidadosamente considerada e gerenciada para garantir que ela opere dentro de restrições éticas e técnicas da profissão.

O futuro do direito pode envolver uma estreita colaboração entre advogados e ferramentas com inteligência artificial, levando a uma nova era da advocacia.

Caio Nunciaroni é um advogado especializado na área de direito empresarial, digital e startups (caio.nunciaroni@hotmail.com)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.