POLÍTICA LOCAL

Confira os destaques da coluna 'Pela Ordem' deste sábado (4)

Principais notícias de Política da Região e do Brasil

Por Mariana Meira | 03/02/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

Senador Marcos do Val será alvo de investigação de Moraes (STF)
Senador Marcos do Val será alvo de investigação de Moraes (STF)

Moraes abre investigação contra Do Val

O ministro do STF Alexandre de Moraes abriu uma investigação para apurar a conduta do senador Marcos do Val (Podemos-ES) pela denúncia de um suposto plano de Daniel Silveira para prender Moraes e anular as eleições. Em manifestação divulgada ontem, Moraes falou em indícios de “falso testemunho”, “denunciação caluniosa” e “ameaças”. O senador, por sua vez, segue dando versões diferentes sobre o caso em entrevistas.

Itupeva fortalece relação com Estado

Apresentar demandas de Itupeva, conhecer as propostas da nova gestão cultural do Estado e debater fomento à cultura na cidade foram assuntos da agenda do prefeito de Itupeva em exercício, Alexandre Mustafa, com a secretária estadual de Cultura, Marília Marton, realizada nesta semana. Marton, junto com o secretário executivo do Estado, Frederico Mascarenhas, afirmaram a disposição de ampliar a colaboração com o município.

CGU avalia derrubar sigilos de processos

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, informou ontem (3) que o órgão vai analisar se derruba os sigilos impostos por Jair Bolsonaro a 234 processos. Gastos públicos com as chamadas “motociatas” é um deles.

Lula atrapalha, diz Amoêdo sobre juros

O ex-banqueiro João Amoêdo disse que as falas do presidente Lula (PT) não ajudam o Brasil a ter taxas de juros mais baixas. Na última quinta (2) o petista afirmou que pode reavaliar a autonomia do Banco Central quando terminar o mandato do atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto.

Liberdade provisória a ex-comandante da PM

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, concedeu liberdade provisória o ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fábio Augusto Vieira, preso após os ataques golpistas às sedes dos Três Poderes. Segundo a decisão, Vieira não poderá se ausentar do Distrito Federal sem comunicação prévia ao Supremo, sob pena de ser punido com prisão preventiva.

Alckmin nomeia bolsonarista a cargo

O ex-chefe de gabinete do Ministério da Educação no governo Bolsonaro, o servidor público Djaci Vieira de Sous, foi nomeado ontem como assessor especial de Geraldo Alckmin (PSB) no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Indígenas reprovam fala de Moraes

O ministro do STF Alexandre de Moraes foi alvo de críticas ontem depois de classificar o plano relatado por Do Val como uma “tentativa tabajara”. Lideranças indígenas consideraram a fala pejorativa para o povo Tabajara, que vive no Nordeste.

Advogado de Lula pede indenização

Advogado de Lula, Cristiano Zanin pediu uma indenização de R$ 150 mil por danos morais a Luiz Carlos Basseto Júnior, acusado de o ameaçar no Aeroporto Internacional de Brasília, no dia 11 de janeiro. No documento, a defesa de Zanin argumentou que Basseto Júnior agiu de modo a ofender a honra de seu cliente.

Prefeito vistoria obra da pista de skate

O prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado de gestores e do vice-prefeito Gustavo Martinelli, esteve ontem (3) no CECE Helena Cestari, localizado na Vila Comercial, para uma vistoria das obras da nova pista de skate e demais melhorias que serão entregues à população do bairro. No momento, a obra está 28% concluída, em fase de escavação e angulação das rampas. Também foi realizada a entrega dos quatro novos vestiários do campo, que possuem banheiros com acessibilidade a pessoas com deficiência e trocadores, seguindo o conceito de Cidade das Crianças, e com uma nova pintura externa. “Esta é mais uma obra que leva lazer, atividade física e qualidade de vida aos bairros”, comenta Luiz Fernando.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.