Bem-vindo, Coelho!

03/02/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Na manhã após a primeira lua nova do ano (em 2023 foi no dia 22 de janeiro) entramos no ano novo chinês do Coelho (na região sul da China e nos países aculturados de forma similar, o animal equivalente é o Gato) e isso marca o início de uma transição energética que irá perdurar até o ano que vem.

Como já escrevi em outras oportunidades, esse sistema de horóscopo lunar foi criado inicialmente para caracterizar a energia que vem da Terra, emanada do planeta como se ele fosse um organismo vivo e único. A utilidade primária é prever fenômenos climáticos como chuvas e ventos, para determinar o melhor cultivo nas plantações.

Depois, o sistema foi utilizado para prever a ocorrência de doenças (aí está o porquê e a medicina chinesa o estuda também) e depois a função oracular.

Enquanto oráculo, o estudo é feito para que descubramos a tendência dos fatos e acontecimentos que virão, podendo servir também para algo mais importante e imediato, que é estabelecer a conexão do ser humano com o ambiente que ele vive, perdida no nosso meio de vida urbano e moderno.

A energia de coelho desse ano é fecundada pelo princípio da água (por isso chamamos o ano de "coelho-água"), isso indica que será um ano mais tranquilo, onde a perseverança nos projetos a médio e longo prazo será recompensada, porém mostra também grandes viagens no íntimo e interior de si mesmo, de forma profunda como o elemento água que o rege. Preparem-se!

A energia do coelho é a energia da mansidão e estabilidade. Isso permite uma visão da profundidade no próprio indivíduo e que surjam segredos que outrora eram impossíveis de serem vistos dada a agitação da energia do ano.

A energia da água é associada com os rins, por conta disso é um ano que devemos prevenir todas as doenças de natureza urinária, em especial a próstata e a bexiga. A água é um elemento delicado nesse local e a sua falta pode deixar o ambiente muito "yang" gerando inflamações e infecções urinárias

Também associada com a energia proveniente diretamente dos nossos ancestrais, a energia do rim em jogo do ano nos convida a termos contato com as nossas próprias raízes e resolvermos problemas perdidos nas nossas origens. Sabemos que é da natureza do coelho ter famílias grandes e este é um ano ótimo para reuniões e passar a limpo todas as pendências emocionais.

Diferente do ano de 2022, que foi do predomínio da energia do tigre, um animal forte e poderoso, que surge de maneira súbita e modifica drasticamente todo o ambiente de uma hora para outra, no ano de 2023 iremos conviver com a energia do coelho, um animal discreto, que se faz presente no campo, onde vive e se alimenta, mas raramente se mostra de corpo inteiro. Parece indefeso, mas a sua velocidade e agilidade o protegem de olhares e de ser pego, nunca as utilizando para exibicionismo, mas sim, para manter a quietude do seu ambiente através de alternância com a calma e o equilíbrio.

Alexandre Martin é médico acupunturista e com formação em medicina chinesa e osteopatia. Também nasceu no ano do Coelho, há algum tempo (xan.martin@gmail.com)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.