Não há como negar que o TikTok está bombando no Brasil. Mas, além de muitas danças e vídeos de animais fofos, a rede social oferece muitos conteúdos para quem adora gastronomia. E um comerciante de Jundiaí vem ganhando destaque na rede. Ewerton Santiago Santana, 38 anos, proprietário de uma padaria na avenida Antônio Pincinato, é youtuber desde 2019. Mas seu engajamento estourou quando começou a entender a linguagem jovem da geração tiktoker.
Na época do YouTube, Santana produzia conteúdos sobre gestão de padarias e, em 2020, começou a gravar receitas, atraindo um público maior e reconhecimento nas redes. Formado em administração de empresas, seu foco eram as palestras sobre engajamento, padaria, confeitaria e panificação, em cidades do interior. Os números de visualizações já eram altos, graças ao amigo e confeiteiro de Ewerton, Marcos Aurélio, que se aperfeiçoou nas melhores escolas de confeitaria de São Paulo.
No entanto, Ewerton não estava contente em relação a como as coisas estavam andando, já que em suas palestras, na teoria, comentava sobre networking e rede de relacionamentos entre estabelecimento e cliente; mas na prática, isso não estava acontecendo nas padarias que administrava. Então, o hype [algo que está na moda e que é comentado por todo mundo] do Youtube começou a cair e com isso, a vontade de Ewerton em continuar gravando os vídeos, como de costume, também cessou. "Comecei com a ideia do TikTok como uma crítica ao sistema, na verdade. Porque vi que as padarias não conseguem se comunicar com jovens, como o Burger King e Starbucks fazem. A padaria é muito 'restringida' ao público mais velho. Eu queria mudar isso."
Assim, Ewerton começou a arquitetar uma ideia para repaginar o que já era conhecido. O administrador entrou em contato com Diego Di Loreto, que seria capaz de criar conteúdos para atrair a 'Geração Z'. "Ele é novo, então trouxe a linguagem da rede social e dos jovens para a padaria".
VISUALIZAÇÕES
No dia cinco de março de 2022, Ewerton produziu um vídeo em que desenhava na massa de um pão, o símbolo da LOUD, uma agência de e-sports e lifestyle, fundada por criadores de conteúdo, desenvolvedores e experts em Marketing Digital. A produção bateu 10 milhões e 800 mil visualizações e acabou chegando até a agência. "Eles vieram até a padaria e gravaram um vídeo para o Youtube. As visualizações chegaram a 1 milhão." relembra Ewerton. "Aprendi muitas coisas sobre o conteúdo digital com eles.
Então, o confeiteiro passou a se dedicar. O quadro 'Chama o Patrão' foi criado e muito bem recebido pelo público. "Eu estava vivendo uma oportunidade que vinha mudando a minha vida. Foi aí que vi a chance de estender tudo isso para a minha equipe. Quem sabe mudaria a vida deles também?"
Com os números avançados, a equipe começou a trabalhar em produções mais detalhadas. Roteiros para as criações de vídeos foram produzidos conforme as habilidades de cada um que completava o grupo de trabalho.
INFLUENCIADORES
O time de Ewerton Santana é composto, principalmente, por Rosângela Rigoni e Luiz Carlos de Santana Passos. Rosângela tem 60 anos, é salgadeira e viralizou nas redes sociais ao oferecer lanches para Casimiro, Gusttavo Lima e muitos outros. "Comecei na profissão quando tinha 15 anos. Trabalho com Ewerton há 5 anos e comecei a criar conteúdo há 9 meses." ela relembra. Além disso, conta que a os jovens a fizeram famosa. "Muitos adolescentes param na rua para tirar fotos. Acredito que por conta das redes sociais que fazemos parte, muitos deles planejam seguir carreira gastronômica. É incentivador."
Já Luiz Carlos de Santana Passos é quase uma subcelebridade. Pizzaiolo que está prestes a bater 1 milhão de seguidores e seguido pela própria conta oficial do TikTok, tem 32 anos. "Estou a quase 5 meses no TikTok e ouvir as pessoas dizerem que gostam do nosso conteúdo, é estimulante."
Hoje, a padaria se transformou em um ponto turístico. Com a monetização em alta pelos conteúdos que a equipe produz, eles já podem se considerar famosos. "A missão da padaria, hoje, é transformar a vida dos funcionários." revela Ewerton. "É muito interessante ver todo esse processo acontecendo."