Gratidão

06/01/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Essa é uma atitude que está em muita moda nos últimos dois anos, sendo um termo facilmente encontrado nas mídias sociais. Eu gostaria, no entanto, de mostrar um aspecto diferente da gratidão do que estamos acostumados.

Gratidão, primariamente, é o sentimento de reconhecimento de um benefício recebido, ou mesmo a necessidade de externar e retribuir por algo que se entende por uma dádiva recebida. Algo que pouco se fala, porém, é que a gratidão é a marca inegável do fim de um ciclo.

Ela é tão notável que somente com a presença dela é que podemos realmente dar por encerrado um acontecido. Isso porque a gratidão só nasce no terreno de algo que está bem assentado, sem assuntos mal resolvidos.

Vamos a um exemplo: suponha que você desfez o relacionamento com o seu parceiro no ano de 2022. As coisas podem ter sido perturbadas no início, mas conforme o tempo foi passando as ideias e as emoções foram se acertando, cada qual se manifestando e se encaixando no campo energético de cada pessoa.

Com esse momento de transição entre anos, cada parte do relacionamento começa falar e pensar sobre os eventos que ocorreram sem muita dor ou remorso. As coisas se acalmam tal qual em um terreno onde no início existia nada menos que um vulcão em erupção, mas, com o passar da pressão inicial, a lava que outrora era quente se esfria e se mostra o mais fértil de todos os solos.

Contudo, para saber se o solo que foi palco de destruição e revolução está realmente pronto para desenvolver uma nova vida, para ter certeza de que tudo que passou realmente não interfere mais no seu campo energético, é necessário verificar se existe a capacidade de agradecer, de sentir gratidão com o coração puro e aberto sobre o assunto.

Só pode sentir gratidão aquele que já amadureceu todas as experiências, sem separá-las em boas ou ruins, porque reconheceu que elas são importantes e úteis para chegarmos ao melhor da vida, que é o momento presente.

O sentimento que o melhor que poderia ter acontecido foram os fatos que ocorreram, mesmo que, como no caso do relacionamento, tenha sido momentaneamente desagradáveis de viver, com brigas e mágoa contra uma pessoa que era amada.

Amadurecido, poderão perceber que o que se achava que era amor mais prendia do que libertava e, no fim das contas, ambos estão melhores agora, mais separados do que quando estavam juntos, presos um ao outro. Surgirá então um reconhecimento de que depois de avaliar de maneira ampla, todo o melhor foi atingido e por isso surge gratidão pelo jeito que as coisas se desenvolveram.

Convido que o leitor(a) faça o teste e, agora nesse começo de ciclo, olhe para trás e avalie se o terreno que se apresenta pela frente, herdado do ano passado, seja de natureza emocional, seja intelectual, está pronto para receber novas sementes e ser cultivado; aplique o teste da gratidão.

É possível olhar para trás e agradecer, sem esforço e gostosamente, tudo que ocorreu e, principalmente, a forma que ocorreu? Acaso seja positiva a resposta, com um sorriso no rosto, eu lhe parabenizo e lhe desejo um futuro próspero em 2023 com uma bela colheita!

Alexandre Martin é médico especialista em acupuntura, com formação em osteopatia e medicina chinesa (xan.martin@gmail.com)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.