Desejo de Final de Ano

30/12/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Tenho observado com muita atenção o período de festas e encerramento do ano e notei o surgimento de uma ansiedade crescente nas pessoas.

Penso ser natural as expectativas criadas nesse período, pois no nosso país o Natal e a chegada do ano novo são amplamente comemorados com festas e presentes e isso movimenta as emoções de todos. Todos querem a melhor experiência para seus queridos, todos querem presentear o melhor período de festas, a cada ano.

O que eu vejo, contudo, é o aumento de uma forma quase doentia, com as pessoas agindo não como se o ano fosse acabar, mas como se o mundo fosse terminar! Correria pelas ruas e até um certo desespero para comprar mais e melhores presentes.

Acredito que existem vários fatores responsáveis por isso, mas o aspecto que eu gostaria de discutir aqui harmoniza com tudo que tenho escrito e falado nas últimas semanas: é sobre manter o foco da vida naquilo que nos é essencial, aquilo com o qual não podemos viver sem.

Vamos dar uma pausa nessa correria de final de ano, no processo de comprar e festejar como se fosse a última chance de fazer essas coisas e nos perguntar: o que é essencial para nós?

Mesmo pensando em comemorações como festas e presentes, o que deve essencialmente existir dentro desses eventos para que eles transmitam de forma definitiva aquela alegria e felicidade que nós desejamos para o ano todo, sem que nós fiquemos com ansiedade para dar certo?

Ora, a forma de energia mais profunda penetrante que existe no universo, sendo inclusive trans dimensional, é o amor. É minha convicção que a parte essencial de qualquer comemoração é que ela é capaz de transmitir o amor das pessoas.

Então isso sugiro que em cada ação que tomamos para criar presentes e eventos nesse final de ano, nos concentremos essencialmente na alegria e felicidade que as pessoas irão sentir ao partilharem esses momentos conosco. Quanto maior o prazer que obtivemos dessa fonte de felicidade, maior será o desejo de servir e presentear as pessoas. Prestaremos então mais atenção nelas, trabalharemos por elas, ficando cada vez mais felizes. E daí surge o amor por tudo e todos.

Não importa muito o que exatamente nós fazemos ou o tamanho do trabalho, mesmo as coisas mais singelas podem transmitir amor; importa o efeito que vai produzir em quem recebe. Muitas vezes a criança acha mais interessante brincar com a caixa de onde vem o presente do que com o presente em si. O fato é que se tudo foi feito com amor e por amor, pouco importa, pois o que é essencial foi entregue.

Dessa forma, o meu desejo de final de ano para todos os meus queridos leitores e amigos é que possam olhar para trás e ver que muito do que fizeram foi com amor e por amor uns aos outros. Desejo também que vocês possam, no ano vindouro, amar intensamente, bem como se sentirem infinitamente amados e acolhidos por todos aqueles que mereceram receber o nosso amor.

Feliz 2023!

Alexandre Martin é médico especialista em acupuntura, com formação em osteopatia e medicina chinesa (xan.martin@gmail.com)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.