Pela Ordem desta quinta-feira (29)

Os destaques da política na coluna Pela Ordem desta quinta-feira (29)

Por Niza Souza | 28/12/2022 | Tempo de leitura: 3 min
Editora de Política

REPRODUÇÃO

Deputada sacou e apontou arma para homem em São Paulo
Deputada sacou e apontou arma para homem em São Paulo

Câmara recebe selo de integridade

A Câmara de Jundiaí recebeu este mês o Selo de Integridade Pública Municipal, concedido pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), que tem como parceiros o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e o Ministério Público. “Estou muito feliz com esse reconhecimento ao final da minha presidência”, disse Faouaz Taha (PSDB), que está à frente da Casa há 4 anos e está deixando a presidência neste ano.

Carla Zambelli entrega arma à PF

A deputada federal Carla Zambelli (PL) afirmou ontem (28) que entregou sua arma a agentes da Polícia Federal de São Paulo. Zambelli seguiu determinação do ministro Gilmar Mendes, do STF. Segundo a assessoria da parlamentar, ela não chegou a ser intimada, mas cumpriu a decisão e disse que irá recorrer da decisão. Zambelli sacou e apontou a arma para um homem na véspera do segundo turno.

Prefeitura fecha ao meio-dia nesta sexta

A Prefeitura de Jundiaí vai funcionar até as 12h nesta sexta-feira (30), conforme decreto 32.309, publicado na Imprensa Oficial do último dia 21 de dezembro. De acordo com o decreto, o expediente nas repartições públicas municipais no dia 30 de dezembro de 2022 será encerrado às 12h00. “Casos excepcionais ficarão a critério de cada Unidade de Gestão. Caberá às autoridades competentes de cada órgão fiscalizar o cumprimento do decreto”, diz o texto.

Janaina Paschoal critica Bolsonaro

A deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB-SP) afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria pedir que seus apoiadores voltem para casa. “Por consideração às pessoas que tanto o apoiam, Bolsonaro deveria esclarecer os manifestantes e pedir que retornem para casa. Explicar que se afastará por um tempo, até para regressar e participar ativamente da futura oposição”. E aproveitou para criticar Lula (PT): “Lula, por outro lado, já começará errando (feio) se eleger essas pessoas como inimigas, tratando-as coletivamente como criminosas”.

Haddad anuncia duas mulheres para equipe

Futuro ministro da Fazenda do terceiro governo Lula, Fernando Haddad (PT) anunciou nesta quarta-feira (28) a escolha de Tatiana Rosito e Fernanda Santiago para integrar sua equipe na Esplanada dos Ministérios. Diplomata e economista, Tatiana Rosito ocupará a Secretaria de Assuntos Internacionais. Ela iniciou sua carreira no exterior na Missão do Brasil nas Nações Unidas, em Nova York. Fernanda Santiago será nomeada Assessora Especial de Assuntos Jurídicos. Negra e feminista, é atualmente Procuradora da Fazenda Nacional.

MDB indica Renan Filho para Transportes

O ex-governador de Alagoas Renan Filho (MDB) será o ministro dos Transportes no governo Lula. A oficialização deve ocorrer nesta quinta-feira (29). O nome de Renan para a pasta foi definido em reunião do partido na semana passada. O presidente eleito aceitou o nome, acertou detalhes e falta apenas o anúncio — que deve ocorrer junto com o de outros nomes do primeiro escalão. A escolha de Renan veio da bancada do MDB no Senado. Filho do senador Renan Calheiros, ele também é senador eleito por Alagoas em outubro e iria assumir o mandato em fevereiro.

Moraes suspende porte de arma no DF

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, suspendeu temporariamente as autorizações para todas as espécies de porte de armas de fogo, desde esta quarta-feira (28) até o dia 2 de janeiro no Distrito Federal. A medida abrange o transporte de armas e munições, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores. Caso seja descumprida, o ministro determina que seja considerado delito em flagrante delito por porte ilegal de arma ao cidadão. A posse do petista Luiz Inácio Lula da Silva será neste domingo (1º). Em sua decisão, Moraes disse que atos de violência na capital tiveram conivência de determinadas autoridades públicas, “cuja responsabilidade por omissão ou conivência serão apuradas”.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.