Pela Ordem desta quinta-feira (15)

Por Niza Souza | 14/12/2022 | Tempo de leitura: 3 min
Editora de Política

REPRODUÇÃO

Ministro Bruno Dantas, do TCU
Ministro Bruno Dantas, do TCU

TCU tem novo presidente

O ministro Bruno Dantas tomou posse na manhã desta quarta-feira (14) como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Na presença do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de ministros do STF e do ministro da Economia, Paulo Guedes, o jurista não poupou críticas ao atual governo. Dantas afirmou que os últimos anos tiveram “retrocesso civilizatório” e fez duras críticas aos atos golpistas.

Prefeito parabeniza Jundiaí

No aniversário de 366 anos de Jundiaí, o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) publicou em suas redes sociais uma mensagem especial par marcar a data: “Orgulho da nossa gente, da nossa força de trabalho, da nossa fé. Orgulho de tudo o que conquistamos e da história que escrevemos juntos todos os dias. Orgulho de dizer: eu sou de Jundiaí!”

Luiz Marinho para pasta do Trabalho

O presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), escolheu o deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) para comandar o Ministério do Trabalho no novo governo, a partir de janeiro de 2023. De acordo com integrantes da equipe de transição e da cúpula do PT, Lula convidou Marinho para assumir o cargo e ele já aceitou o convite, após articulação de centrais sindicais ligadas ao partido.

Pazuello tem contas rejeitadas do TRE

O general da reserva Eduardo Pazuello (PL-RJ), ex-ministro da Saúde eleito deputado federal, teve as contas eleitorais rejeitas nesta quarta-feira (14) pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro. Os desembargadores consideraram grave o fato da campanha do general ter declarado com atraso gastos de R$ 286,4 mil, o equivalente a 30% da despesa do ex-ministro na campanha. A defesa de Pazuello alega que o atraso é uma irregularidade e formal e não deveria levar à reprovação. Pazuello foi o segundo mais votado para Câmara de Deputados do Rio, com 205 mil votos.

Câmara de Itatiba tem novo presidente

Na manhã desta quarta-feira (14), os vereadores da Câmara de Itatiba se reuniram em sessão extraordinária para escolher os membros da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024. Para a presidência, David Bueno (Solidariedade) foi eleito com nove votos. O vereador Hiroshi Bando (PSD) também concorreu e recebeu sete votos. Para a vice-presidência, o escolhido foi o vereador Dr. Ulisses (PSD). Como 1º secretário, José Roberto Feitosa (União Brasil), e como 2º secretário, Galo Herculano (Cidadania). Os eleitos assumirão em 1º de janeiro de 2023.

Moraes diz que há muitos a ser preso

O ministro Alexandre de Moraes afirmou nesta quarta-feira (14) que “ainda tem muita gente para prender e muita multa para aplicar” em relação a atos antidemocráticos e disseminação de fake news.O presidente do TSE é relator de inquéritos que atingem o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados. O ministro participou de um evento ao lado do ministro Dias Tófoli, que comparou os problemas no Brasil com a invasão do Captólio, nos EUA. Toffoli afirmou que a invasão de 2021 já levou à detenção de 964 pessoas e que as penas podem chegar a 20 anos de reclusão.

‘Mercado precisa ter calma’, diz Haddad

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (14) que os investidores precisam de um pouco mais de tranquilidade e esperar para ver as medidas que serão implementadas no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “É preciso ter um pouco mais de calma. Ouve a pessoa, vê o plano de trabalho, espera a posse, não é assim que funcionam as coisas. As coisas vão ser apresentadas, demonstradas, e vão ficar claras”, disse, em entrevista ao canal Globo News. Ele foi questionado por que o mercado fica tão agitado com anúncios do novo governo. Ontem, por exemplo, o Ibovespa fechou com queda de 1,71% após Lula confirmar Aloizio Mercadante para o BNDES.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.