EDUCAÇÃO

Piracicaba implantará novo sistema de ensino: entenda

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Novo sistema de ensino vai beneficiar mais de 17 mil alunos
Novo sistema de ensino vai beneficiar mais de 17 mil alunos

A SME (Secretaria Municipal de Educação) de Piracicaba vai implantar, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, um novo sistema de ensino nas escolas municipais.

A adesão ao Programa Alfabetiza Juntos SP vai beneficiar cerca de 17 mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O material - apostilado e digital - estará disponível aos estudantes ainda em janeiro. As aulas começam em 3 de fevereiro.

O sistema é usado em cidades como Osasco, Barueri e Ribeirão Preto, entre outras. Segundo a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, o alinhamento com o material do governo do Estado vai facilitar a transição dos alunos do ensino municipal para o estadual.

“A maioria dos nossos alunos vai para as escolas estaduais. Quando os materiais são diferentes, a adaptação do aluno acaba gerando uma perda de tempo e todo o tempo em educação conta muito. Os alunos do ensino municipal não chegam melhor nem pior ao ensino oferecido pelo Estado, mas com a adesão ao Alfabetiza Juntos SP, essa adaptação será facilitada”, ressalta a secretária, que destaca que o sistema é apostilado e digital e mantém a qualidade do ensino ofertado aos alunos.

Outra vantagem será a linearidade, já que todas as crianças, em todas as escolas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, vão aprender o mesmo conteúdo. “Mesmo se houver troca de escola, não haverá ruptura”, diz.

ENSINO INFANTIL - De acordo com a pasta municipal, as atividades a serem desenvolvidas com as crianças da Educação Infantil - Jardim I e II - serão norteadas pelo Caderno do Professor, volumes 1 e 2, já disponibilizados em todas as escolas, também do governo do Estado.

POLIEDRO - Dessa forma, a prefeitura descarta adoção do sistema de ensino da Poliedro, que foi usado pela rede municipal em 2023 e 2024.

ENTENDA - Em 2023, o sistema de ensino usado pela prefeitura foi da Poliedro, que ficou em terceiro lugar na licitação, realizada em 2022, mas foi declarada vencedora após a Secretaria Municipal da Educação desclassificar as duas primeiras colocadas. Em junho daquele ano, a Prefeitura chegou a interromper o uso de material pedagógico para atender uma ação judicial movida pela Editora FTD, que ficou em segundo lugar na concorrência. Em agosto de 2023, porém, a FTD conseguiu decisão judicial que a declarava vencedora, mas, na mesma sentença a Justiça manteve a Poliedro até o fim de 2023. Posteriormente foi determinada a retomada da licitação a partir da fase de lances e a Poliedro foi declarada novamente vencedora pelo valor de R$ 11,2 milhões.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários