O jato executivo Cessna Citation 525 CJ1, que ultrapassou a pista e explodiu na praia de Itaguá, em Ubatuba, na manhã desta quinta-feira (9), é um modelo de fabricação norte-americana projetado para viagens curtas, com capacidade para até nove pessoas. A configuração do avião acidentado, prefixo PR-GFS, permitia até sete ocupantes, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Fabricado em 2008, estava em condições normais de aeronavegabilidade, mas não autorizado para operar como táxi aéreo, informou a Folha de SP.
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A aeronave, com 13 m de comprimento e envergadura de 14,4 m, pode alcançar 720 km/h e percorrer distâncias de até 2.700 km. O modelo começou a ser comercializado nos anos 1990, com atualizações posteriores. Seu preço no mercado varia entre R$ 10 milhões e R$ 35 milhões, dependendo da configuração e do ano de fabricação.
Segundo a Rede VOA, concessionária responsável pelo aeroporto de Ubatuba, o jato havia decolado de Mineiros (GO), a cerca de 1.300 km de Ubatuba, transportando o piloto, dois adultos e duas crianças. Durante o pouso, o avião ultrapassou a pista do aeroporto, atravessou o alambrado da cabeceira 9 e cruzou uma rua, quase colidindo com veículos. Atingiu um poste e um carro estacionado, antes de explodir na praia. O piloto morreu preso às ferragens, enquanto os demais ocupantes foram resgatados vivos.
No local do acidente, três pessoas que estavam em uma pista de skate próxima também ficaram feridas. Imagens de monitoramento registraram o momento em que o avião saiu da pista, pegou fogo e explodiu. Segundo a Rede VOA, as condições climáticas eram adversas, com chuva e pista molhada.
Equipes de emergência controlaram o incêndio, e investigadores do Seripa IV (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão vinculado ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da FAB (Força Aérea Brasileira) foram acionados para apurar as causas do acidente.
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