Na manhã desta quinta-feira (9), a queda de um avião na orla da Praia do Cruzeiro, em Ubatuba (SP), resultou em uma morte e sete feridos, segundo informações da prefeitura. O acidente envolveu um bimotor a jato modelo Cessna Citation, que transportava cinco ocupantes e atingiu três pessoas em solo.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
As vítimas fatais foram identificadas como o piloto da aeronave e uma pessoa que estava próxima a uma pista de skate no local do impacto. Outras cinco pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelas equipes de emergência, incluindo a Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Dinâmica do acidente
De acordo com registros do site Flightradar24, o avião havia decolado por volta das 9h do aeroporto de Mineiros, no interior de Goiás, com destino a São Paulo. Câmeras de segurança flagraram o momento em que a aeronave, voando em baixa altitude, se chocou contra o solo, explodindo ao tocar o asfalto antes de cair na faixa de areia.
A prefeitura confirmou que o avião, prefixo PR-GES, estava em situação regular de aeronavegabilidade, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas não possuía autorização para realizar táxi aéreo.
Nota oficial da Prefeitura de Ubatuba
"A Prefeitura de Ubatuba confirma a queda de uma aeronave de pequeno porte na orla da praia do Cruzeiro, próximo à pista de skate, na manhã desta quinta-feira, 9. Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança, bombeiros e Polícia Militar já estão no local, isolando e fazendo a retirada das vítimas. Até o momento, temos informações de oito vítimas, sendo cinco na aeronave (três adultos e duas crianças) e três pessoas que passavam na pista de skate. Às 11h23, foi confirmado um óbito: o do piloto".
Investigação
As causas do acidente ainda estão sendo apuradas, e especialistas devem avaliar as condições da aeronave e as circunstâncias do voo. Um inquérito será aberto para esclarecer o ocorrido.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.