EM JUNDIAÍ

Mata Ciliar recebe quase 6 mil animais silvestres em 2024

Por Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Mata Ciliar
Esta jaguatirica foi resgatada em Jundiaí e agora está sob cuidados no Centro de Recuperação de Animais Silvestres da Mata Ciliar
Esta jaguatirica foi resgatada em Jundiaí e agora está sob cuidados no Centro de Recuperação de Animais Silvestres da Mata Ciliar

A Mata Ciliar, na unidade de Jundiaí, tem recebido animais de quase todo o Estado de São Paulo para cuidados no seu Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras). Em 2023, a instituição registrou o recebimento de 5.510 animais. Em 2024, esse número aumentou para 5.766, indicando uma crescente demanda por resgates e tratamentos.

Nesta época do ano, muitos dos animais recebidos são gambás com filhotes e diversas espécies de aves, devido ao período de reprodução de várias espécies. 

A organização ressalta em suas redes sociais que os animais silvestres não param de chegar ao Cras. Segundo eles, devido ao não cumprimento das obrigações de algumas prefeituras, que há meses estão com repasses atrasados, a Mata Ciliar está abrindo uma campanha para contribuições.

A orientação para a população é evitar manusear animais feridos e buscar apoio das autoridades apropriadas. Em caso de resgates, devem ser contatados a Polícia Militar Ambiental pelo telefone 190, o Corpo de Bombeiros no 193, ou as Guardas Municipais. 

Clínicas veterinárias que não são especializadas em espécies selvagens são instruídas a encaminhar os animais para as unidades autorizadas dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) no estado.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários