MUITAS PERDAS

Jundiaienses têm móveis destruídos pelas enchentes

Por Luana Nascimbene |
| Tempo de leitura: 3 min
DIVULGAÇÃO
Algumas casas na Vila Hortolândia ficaram completamente alagadas
Algumas casas na Vila Hortolândia ficaram completamente alagadas

O temporal que atingiu toda a cidade na noite deste domingo (29) causou muitos pontos de alagamentos, queda de árvores, queda de energia e interdições de casas. Muitos jundiaienses tiveram móveis e eletrodomésticos destruídos e precisaram passar a madrugada escoando a água de dentro das suas residências com baldes e rodos.

O morador da Vila Hortolândia, Ivan Gasparazzo, teve sua casa inteira invadida pela água da chuva e acabou perdendo duas camas e uma geladeira. "Foi uma chuva muito forte que acabou derrubando muitas folhas da árvore que fica bem em frente ao meu quintal, entupiu o ralo e a água começou a entrar dentro de casa. Já tinha pedido para fazer a poda da árvore, mas não aconteceu. Não sei mais a quem recorrer, isso é um descaso muito grande. A água entrou em todos os cômodos, molhou os móveis e acabei perdendo duas camas e a geladeira. A situação só não ficou pior, porque consegui limpar o quintal a tempo", lamentou Ivan.

No bairro Jardim Tarumã, a moradora Jaqueline Tolentino também viveu uma noite de desespero por conta da chuva. "Eu estava no sofá quando eu ouvi o barulho alto vindo da cozinha. Quando fui olhar, a água já tinha tomado conta da casa toda. Corri para salvar os móveis, mas infelizmente alguns molharam bastante e foram perdidos. Abri as portas que dão acesso ao quintal e vi que os ralos estavam transbordando e começou a entrar água da rua com muito barro. Felizmente os vizinhos apareceram para ajudar e conseguimos limpar com baldes", disse.

No Jardim das Orquídeas, o morador Gabriel Polo também sofreu com alagamento. O jundiaiense afirmou que a água começou a subir muito rápido e em pouco tempo tomou conta de todos os cômodos da sua casa por conta dos bueiros que estavam transbordando na rua. "Quando a água começou a entrar em casa por todos os cantos, já bateu o desespero. Comecei a separar coisas importantes e fiz uma mala com roupas. Minha mãe mora na mesma rua, mas a casa dela não alagou, então fui para lá. Um dos vizinhos teve que desentupir um bueiro da rua por conta própria e só assim a água começou a diminuir", relatou o morador.

DEFESA CIVIL

De acordo com o Coronel Gimenez, da Defesa Civil, em apenas três horas, o volume de chuva chegou a 71 milímetros, resultando em alagamentos em diversos bairros, como Ponte São João, Jardim Sorocabana, Jardim Fepasa, Jardim Tamoio, Jardim da Fonte, Jardim Cica, Vila Liberdade, Jardim Novo Horizonte, Retiro e Vila Rio Branco.

Na Avenida Luiz Latorre, uma árvore de grande porte caiu, obstruindo a via. Quatro casas foram interditadas por riscos estruturais nos bairros Jardim Carlos Gomes (01), Jardim Tamoio (02) e Bonfliglioli (01). Não houve registro de vítimas. Todas as famílias estão sendo assistidas.

Equipes da força-tarefa da Prefeitura de Jundiaí, composta por diversas Unidades de Gestão, estão nas ruas desde a noite de domingo para atender ocorrências, prestar assistência à população e monitorar as áreas mais afetadas. A Defesa Civil segue em alerta, acompanhando a situação em tempo real e com equipes nas ruas. Até agora, não há registro de vítimas na cidade.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários