O prefeito Luciano Almeida esteve em São Paulo, na última semana, para alinhar e firmar acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, para a construção de 150 novas moradias populares. A Prefeitura de Piracicaba já indicou o terreno, no bairro São Jorge, que deverá ser avaliado pelo Estado para viabilidade das construções que devem fazer parte do programa Bairro Paulista. O Termo de Adesão para formalização do convênio dever ser efetivado em 2025.
“O objetivo é aumentar a oferta de habitações populares, que é uma preocupação que temos, a de atender a demanda e garantir moradia à população de Piracicaba”, afirmou Luciano Almeida.
De acordo com a Semuhget, o déficit habitacional no município é de cerca de 8 mil famílias, conforme dados do Plano Municipal de Habitação.
O Bairro Paulista é uma iniciativa do programa Casa Paulista para acelerar a transformação de cidades em espaços mais sustentáveis, resilientes e inteligentes. Por meio da modalidade Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, o Governo de São Paulo vai estimular intervenções por meio de tipologias urbanas modulares para implementação de Infraestruturas Verdes, Bioengenharia e Soluções Baseadas na Natureza que privilegiam a melhoria da drenagem, redução da impermeabilização do solo, estimulem a mobilidade e a segurança viária, entre outros benefícios diretos para a população.
VIVER MELHOR – Além da construção das novas moradias, o prefeito também abordou a possibilidade de Piracicaba ser contemplada com a terceira etapa do programa Viver Melhor, para reforma de mais moradias no bairro Parque dos Sabiás.
Nesta semana, a Semuhget encerrou a segunda etapa do Viver Melhor, que é realizado em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), do Governo do Estado. Nas duas etapas, 147 casas no Parque dos Sabiás foram reformadas por meio da iniciativa.
As residências receberam intervenções tanto internas quanto externas, sem custo algum para os moradores. O investimento do Governo do Estado para a cidade foi de R$ 6,3 milhões. A assinatura do convênio do Programa em Piracicaba aconteceu em dezembro de 2022, com a presença do prefeito Luciano Almeida e do então secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, em ato simbólico de início das obras.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.