O prédio inacabado do antigo Hotel Maksoud, situado em terreno de 10 mil metros quadrados, na quadra 18 da Araújo Leite, em Bauru, foi finalmente vendido. O fundo Rescue Creditos Estressados SA, que adquiriu o imóvel por R$ 10.301.000,00 (valor venal), já iniciou a limpeza do local. A destinação da estrutura não foi informada.
O empreendimento está parado há mais de 30 anos e seria o primeiro hotel e shopping de luxo de Bauru e região. Conforme o JC noticiou na época, as obras no local começaram em 1989. “Para o momento divulgamos somente a posse e limpeza geral do empreendimento”, informou uma fonte ligada ao fundo.
EMPREENDIMENTO
‘Futurístico’ para a época, o projeto do Hotel Maksoud seria entregue entre 1994 e 1995, mas nunca ficou pronto. Naquelas décadas, o Maksoud era referência de luxo e sofisticação em várias localidades do País, hospedando, inclusive, artistas internacionais e famílias reais, como a de Mônaco. Em Bauru, a obra situada no quadrilátero próximo à Duque de Caxias também foi marcante. O estacionamento contava quatro níveis de subsolo, com capacidade para 600 veículos. A construção, porém, foi interrompida. Até 2022 o gasto mensal de manutenção e segurança era de R$ 7 mil, informaram na ocasião, quando o JC esteve na obra pela última vez.
Na ocasião, a reportagem constatou, nas camadas abaixo do nível das ruas, cortinas maciças de concreto armado para proteger as vias. Registrou também calçadas de contorno internas, feitas no início da construção com a finalidade de proteção e impermeabilização. A altura de cada andar é de 6,7 metros.
Em 2021, netos do fundador da Maksoud deram entrada ao processo de recuperação judicial da empresa que, em Bauru, contava com o terreno em questão e a estrutura iniciada.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.