A Prefeitura de Campinas iniciou a impressão dos carnês de IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano) para 2025, com previsão de início da distribuição no começo de janeiro. Este ano, a novidade é a possibilidade de realizar o pagamento por Pix, por meio de um QR Code impresso em cada parcela do carnê. Ao todo, mais de 515 mil carnês serão enviados aos contribuintes.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Datas de vencimento
- Imóveis não-residenciais (comércio, indústria e serviços): vencimento da cota única ou primeira parcela em 24 de janeiro;
- Imóveis residenciais: vencimento em 10 de fevereiro.
Cada parcela contará com um QR Code único, que permitirá a leitura pelo aplicativo bancário, exibindo o nome da Prefeitura Municipal de Campinas. O QR Code será válido até a data de vencimento ou até que o pagamento seja registrado no sistema da Secretaria de Finanças.
Receita do IPTU
O IPTU é a segunda maior fonte de receita do município, superando o ICMS em arrecadação. Em 2024, a prefeitura arrecadou mais de R$ 1,3 bilhão com o imposto, incluindo acordos de parcelamento. “Este é um imposto muito importante, que fica 100% para o município. Ele garante a manutenção dos serviços prestados à população”, afirmou o secretário de Finanças, Aurílio Caiado.
Reajuste e descontos
Para 2025, o IPTU não terá aumento real, sendo aplicado o reajuste de 4,6% na UFIC, referente ao índice de inflação medido pelo INPC. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão 5% de desconto.
Quem aderiu ao IPTU Digital terá um desconto adicional de 1%, limitado a R$ 100, no pagamento à vista. O imposto também pode ser parcelado em até 11 vezes.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.