A Polícia Civil informou nesta quarta-feira (18) que o dispositivo de sucção responsável pelo acidente que causou o afogamento de uma menina de 10 anos no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, apresentava irregularidades. O laudo pericial do Instituto de Criminalística (IC) confirmou a falha técnica no equipamento.
O acidente ocorreu no dia 23 de novembro, quando a menina teve o cabelo preso na cascata da piscina, ficando submersa por cerca de sete minutos, conforme registrado pelas câmeras de segurança do resort. Ela foi resgatada com vida, mas faleceu 11 dias depois, no dia 5 de dezembro, data em que completou 10 anos.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Luiz Fernando Marucci, o acidente está sendo investigado como homicídio culposo (sem intenção). Ele informou que solicitará informações sobre o projeto técnico da piscina para, em seguida, avaliar eventuais responsabilidades pela manutenção e segurança do local.
O delegado disse que investiga um segundo caso de criança presa ao dispositivo, no dia 13 de setembro. O irmão da vítima teria percebido e acionou ajuda. A criança 7 anos passa bem.
Posicionamento
O Royal Palm Plaza Resort afirmou, em nota, que está colaborando com as investigações: "O hotel lamenta profundamente o acidente e tem colaborado com as investigações desde o primeiro momento. O dispositivo do retorno da cascata, no qual aconteceu o acidente, foi desconectado e a cascata desligada de forma definitiva.
Não tivemos acesso ao laudo, mas continuamos à disposição das autoridades para qualquer esclarecimento.
A administração do hotel não teve conhecimento de nenhuma ocorrência anterior à de novembro, apenas recebeu mensagem de uma hóspede dias depois do acidente. Reforçamos que os ralos de todas as piscinas são antissucção e antiaprisionamento e reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos hóspedes, mantendo os protocolos e procedimentos de segurança sempre em operação."
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.