Nesta semana, o Comitê Permanente de monitoramento do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio realizou um balanço das atividades desenvolvidas e encerrou as atividades em 2024. A iniciativa é da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), em parceria com outras Unidades de Gestão e instituições municipais.
O Plano é baseado em três eixos (Vigilância e Qualificação das Informações, Prevenção e Promoção da Saúde e Gestão do Cuidado), totalizando 11 metas e 32 ações. Algumas das principais iniciativas foram: lançamento de um manual de orientação à imprensa na forma de comunicar esses casos, lançamento da cartilha de prevenção ao suicídio, criação do protocolo clínico de manejo à crise suicida e o desenvolvimento de um aplicativo para notificar as tentativas de automutilação e suicídio.
“Começamos os trabalhos durante a pandemia, a pedido do Prefeito Luiz Fernando Machado. A partir disso, trabalhamos de modo intersetorial para desenvolver política públicas sólidas e conquistamos avanços importantes”, comenta o Assessor de Políticas de Direitos Humanos e Presidente do Comitê, Paulo Fernando de Almeida.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.