AVANÇOS

Investimento em tecnologia potencializa serviços e agiliza a vida

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
O FabLab, que teve acordo renovado para os próximos anos, visando o pleno aprendizado das crianças
O FabLab, que teve acordo renovado para os próximos anos, visando o pleno aprendizado das crianças

A construção de uma cidade mais inclusiva passa pelos investimentos assertivos em tecnologias. Jundiaí, há oito anos, inseriu no Plano Plurianual (PPA) municipal o Programa “Jundiaí, Cidade Inteligente”, para destinar recursos ao que há de mais moderno e inovador, visando potencializar a prestação dos serviços públicos. O planejamento alçou o munício ao 8º lugar no ranking nacional de cidades mais inteligentes e conectadas, entre os municípios na faixa de 100 a 500 mil habitantes, segundo a Urban System.

Muitos avanços foram conquistados e premiados nas mais diversas áreas. Na saúde, foi implantada a telemedicina com seis especialidades na teleinterconsulta e o eletrocardiograma e emissão de laudo no telediagnóstico. A prática rendeu o Prêmio InovaCidade para Jundiaí, em 2022. No Hospital São Vicente, é utilizada a inteligência artificial para a gestão e coordenação dos cuidados dos pacientes com infecção generalizada (sepse).

Alinhada aos conceitos do Programa Cidade das Crianças, a gestão ainda lançou os alertas da infância. São 14, nas áreas da saúde, educação e assistência social. Indicam os principais gargalos que envolvem as crianças e auxiliam a tomada de decisão para garantia do cuidado integral dos pequenos e das mães.

Na educação, foram realizados investimentos em chromebooks, tablets, lousas digitais, robôs, material maker e o FabLab, que teve acordo renovado para os próximos anos, visando o pleno aprendizado das crianças.

“A tecnologia é transformadora e fundamental para garantir a qualidade do serviço público prestado à população. Em Jundiaí, seguimos um caminho de Cidade Inteligente e fizemos investimentos assertivos, de acordo com as principais demandas do município, e promovemos a transformação na vida das pessoas”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.

E mais

Uma das principais ferramentas lançadas na gestão foi o Observatório Jundiaí, idealizado pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun). A plataforma conta com cerca de 400 indicadores vinculados aos 17 ODS, que revelam as condições sociais, econômicas e outras dimensões da cidade, como dados das áreas de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Economia, entre outras. Também há cerca de 120 indicadores voltados à infância. Além disso, é possível monitorar as principais obras em tempo real, com informações de investimentos e prazos.

Há, ainda, outras iniciativas como a JU, a Assistente Virtual, 500 km de fibra óptica em 101 pontos da cidade, câmeras de segurança, APP Jundiaí com mais de 130 funcionalidades e 45 opções de serviços e muito mais. Recentemente, a cidade passou a receber o 5G puro.

“Jundiaí tem o programa Cidade Inteligente e destinou recursos no PPA, com o objetivo de usar as inovações tecnológicas para melhorar cada vez mais o serviço público levado à nossa população, facilitando a vida das pessoas que mais precisam do poder público. Uma Cidade Inteligente tem que ser inclusiva e é isso que promovemos em nosso município nos últimos oito anos”, ressalta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários