Na madrugada deste sábado (14), a GCM (Guarda Civil Municipal) de Ubatuba prendeu em flagrante um homem acusado de pichar a Estátua do Pescador, localizada no trevo da entrada da cidade.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O suspeito foi levado até a Delegacia de Ubatuba, prestou depoimento e foi liberado após assinar um termo de compromisso. O caso foi encaminhado ao Jecrim (Juizado Especial Criminal). O suspeito é servidor da Prefeitura de Ubatuba.
Por meio de nota, a prefeitura disse que todas as medidas cabíveis, tanto administrativas quanto judiciais, serão tomadas com a abertura de um processo interno, após o servidor público ser flagrado realizando atos de vandalismo na estátua do Zé Capão, localizada no trevo da cidade.
“Em razão da gravidade da situação, a administração municipal reitera seu compromisso com a preservação do patrimônio público e a promoção de uma convivência respeitosa entre os cidadãos e os símbolos que representam a identidade da cidade", diz a nota.
Zé Capão.
A pichação é crime ambiental previsto na Lei Federal nº 9.605/98, com pena que varia de três meses a um ano de detenção, além de multa e indenização pelos danos causados.
Conhecido como Zé Capão, o monumento é uma homenagem à comunidade caiçara, representada por um dos seus: José Vieira Mendes, a quem foi dado tal apelido.
Ele nasceu em Ubatuba, em 19 de março de 1912, e faleceu em 4 de março de 1974. Foi funcionário público municipal, pescador e carnavalesco.
* Com informações da Rádio Costa Azul FM
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.