Moradores do bairro Campo dos Alemães, na zona sul de São José dos Campos, ficaram indignados na manhã desta quinta-feira (31) ao encontrarem bicicletas compartilhadas destruídas e abandonadas próximos à avenida Maria de Lurdes Medeiros de Assis. Algumas partes das bicicletas, conhecidas como "amarelinhas," foram localizadas na praça Senhorinha, segundo registros.
A reportagem tentou localizar registros policiais sobre a ocorrência, mas não encontrou boletins. As bicicletas foram distribuídas em pontos estratégicos de São José para facilitar o transporte público, permitindo que passageiros aluguem os veículos para se locomover pela cidade.
Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos repudiou os atos de vandalismo contra o patrimônio público e informou que o monitoramento das bicicletas é feito por GPS, além de contar com o apoio das câmeras do Centro de Segurança e Inteligência (CSI). “Vale reforçar que os casos de depredação de bicicletas são pontuais, e a manutenção é realizada pela Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), por meio de oficinas profissionalizantes oferecidas aos alunos”, afirmou a Prefeitura.
Denúncias sobre atos de vandalismo podem ser feitas pela Central 156 (telefone, aplicativo e site) ou pelos telefones de emergência 153 (Guarda Civil Municipal) e 190 (Polícia Militar).
Esta não é a primeira vez que as bicicletas foram alvo de vandalismo. Recentemente, dois jovens foram fotografados vandalizando os equipamentos, e em outra ocorrência, algumas bicicletas foram jogadas em rios da cidade.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.