Alexandre Ferreira (MDB) e João Rocha (PL) sentaram-se frente a frente neste sábado, 19, para o primeiro debate entre candidatos à Prefeitura de Franca no 2º turno das Eleições de 2024. O encontro, que começou a ser transmitido às 20h40, foi realizado pela TV Clube, afiliada da Rede Bandeirantes em Ribeirão Preto.
Serviços públicos
Alexandre perguntou ao adversário como ele pretende melhorar o acesso da população aos serviços públicos. João Rocha apbtou as dificuldades enfrentadas na aprovação de projetos de construção e loteamentos imobiliários. "Tem casos que levamos de 8 a 9 anos, com o 'trem' parado lá e não sai".
O candidato do PL acrescentou que a administração precisa entrar em "harmonia" com o funcionário público. "Você disse um dia desses para todo mundo, em voz clara e bom som, que você não precisa do funcionário público para ganhar a eleição".
O prefeito e candidato à reeleição a rebateu e disse que "a grande maioria" dos serviços oferecidos à população já está disponível pela internet e criticou o rival pela falta de conhecimento. "Pergunto como você vai modernizar e você vai nos funcionários públicos... você não sabe? Você não sabe o que está falando e nem o que tem lá hoje".
Centro Pop
João Rocha afirmou que Alexandre se autodenomina "Pai do Centro Pop" e que o prefeito não pretende mudar o local do serviço. O equipamento está localizado na Vila Formosa. "O senhor disse mais... disse que vai até ampliar essa situação e continuar esse assistencialismo que temos visto na cidade".
O prefeito é candidato à reeleição explicou que o Centro Pop faz parte de um projeto federal. De acordo com Alexandre, cerca de 210 pessoas foram retiradas das ruas através do serviço, e entre 116 e 120 estão em processo de reintegração, com empregos ou matriculados em cursos profissionalizantes. "É importante dizer que sem os serviços públicos oferecidos para essas pessoas (elas) não conseguem sair dessa condição de moradia de rua".
João Rocha criticou a viabilidade do projeto e disparou contra o adversário. "Sua mente está brilhando só por fora, porque por dentro a realidade é outra". Rocha afirmou que, se eleito, romperá o atual programa com o Governo Federal e implementará um projeto municipal voltado para a população em situação de rua. "Vai ser para aquelas pessoas que querem sair do assistencialismo e evoluir".
Em tom irônico, Alexandre afirmou que o adversário está perdido e ressaltou que um prefeito deve manter o equilíbrio. "Se você não sabe o que vai fazer e o que diz que vai fazer já existe, acho que isso está fadado a não dar certo".
Saúde
Ao ser questionado sobre como resolveria "todos" os problemas da Saúde, Alexandre disse que é impossível abordar tudo em apenas 1 minuto e 30 segundos. Ele destacou obras que liderou como prefeito ou secretário de Saúde, como a construção de duas UPAs, o Pronto-socorro "Dr. Álvaro Azzuz" e a ampliação do Pronto-socorro Infantil "Dr. Magid Bachur Filhos".
Também mencionou as UBSs de Ana Dorothea, Aeroporto, City Petrópolis, Luiza, São Domingos e Santa Clara. Além disso, citou os projetos em andamento, como as UBSs do Esmeralda e Palma, o novo NGA e o Hospital Estadual, em parceria com o Governo de São Paulo.
João Rocha criticou a postura do prefeito. "Ele não tem a humildade. Com a arrogância e o personalismo dele, não usa nenhuma vez o 'nós' (...) tem sido chamado de Imperador da Franca". O candidato do PL citou 26 mil cirurgias eletivas para serem feitas, a desativação da Casa da Mulher e a falta de vagas na Santa Casa.
O emedebista afirmou que é "ridículo" apresentar dez questionamentos em uma única pergunta, chamando isso de uma "pegadinha" pelo tempo limitado para responder a todos.
Falta de vagas
Sobre a escassez de leitos nos hospitais públicos, o prefeito afirmou que a responsabilidade é do Governo do Estado. Apesar disso, a Prefeitura realiza um trabalho de suporte nos prontos-socorros, ajudando a estabilizar a saúde dos pacientes enquanto aguardam a liberação de uma vaga. "O (destino) final, é realmente o Hospital Estadual. A Santa Casa não consegue absorver".
Rocha disse que é mentira que a capacidade da Santa Casa não suporta mais pacientes. "Ele é embirrado e brigado com a Santa Casa. Ele está comprando cirurgia eletiva fora para prejudicar o povo, porque poderia ser feito em Franca sim".
2 salários de João Rocha
Questionado sobre o processo dos falsos médicos e sobre uma suposta assinatura de contrato com uma empresa laranja no Canil Municipal, Alexandre disse que João Rocha conhece o endereço do Tribunal de Contas (numa alusão ao discurso de campanha do candidato, que disse nem sabia onde ficava o TCE). "Você teve que devolver dinheiro. Você fez dois salários para você durante sua gestão como vice-prefeito e presidente da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) lá atrás.", criticou Alexandre.
"Você tem um monte de coisinhas lá atrás, inclusive isso fez com que você não fosse o indicado como candidato a prefeito quando Maurício Sandoval estava saindo (...) lá atrás, você foi acusado de estar negociando votos na Câmara em troca de casas", completou o vereador.
Ao se defender, João Rocha disse que é mentira que, no passado, casas populares foram distribuídas em troca de votos. "Na verdade, não tínhamos uma lei, que tinha que ser regrada, para fazer a distribuição de casas. Quem mandou essa lei para a Câmara e foi aprovada, foi a nossa administração".
Sobre as acusações de ter recebido dois salários, Rocha admitiu o fato. "Isso aconteceu durante dois meses, porque, até então, todos os vice-prefeitos, que antecederam a mim, recebiam por ser secretário e na função de vice-prefeito. Nós devolvemos os dois meses e abrimos mão do salário".
Próximos debates
Alexandre Ferreira e João Rocha se reencontraram em outros dois debates: EPTV, às 23h30, deste domingo, 20; e GCN/Sampi/Difusora na quinta-feira, 24, às 19 horas.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
4 Comentários
-
Roberto Faleiros 21/10/2024Alexandre Ferreira: alem dos falsos médicos, lembram do Vetmovel, era uma van que a prefeitura contratou para prestar serviços de assistência medica veterinária, a rumores que a empresa era de parentes do Alexandre. Centro Pop que só atraiu o pior pra Franca e o cara vala em ampliar isso, cadê a preocupação em atrair novas empresas pra cá? ajudar quem trabalha, produz de verdade ? ESSE CARA NÃO!!! votem 22
-
Antonio Carlos 20/10/2024Se arrumou dois salários no passado que foi obrigado a ter que devolver um, apoiador de negacionista golpista e filiado ao partido PL do Valdemar Costa Neto, trouxe o Bozonaro pra cidade que disse pra ele escolher direitinho quem ele quer na prefeitura..... Bem que o seu Jorge falava......
-
Luis 20/10/2024O atual prefeito teve a proeza de transformar o orgulho pessoal de ser servidor público no desprezo e até vergonha de ser servidor... se não bastasse o salário baixo e as condições de trabalho ruim, tem a desvalorização da administração.
-
Otacílio 20/10/2024Alexandre, no íntimo, está doido para cair fora... no fundo, ele tem certeza que não é uma boa opção. Não fez o que deveria em 4 anos... e tem muita gente, com razão, que não gosta dele. Ninguém aguenta viver assim...