FRANCA E REGIÃO

Temporal vem mesmo? Confira o que se sabe sobre a previsão

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Pedro Baccelli/GCN
Céu visto após chuva na rua Prudente de Morais, no bairro Cidade Nova, em Franca
Céu visto após chuva na rua Prudente de Morais, no bairro Cidade Nova, em Franca

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou nessa quarta-feira, 16, sobre a possibilidade de cair 200 milímetros entre esta sexta-feira, 18, e domingo, 20, na região de Franca. A previsão levantou o questionamento: realmente haverá um temporal no fim de semana? 

Os francanos tiveram uma “pequena amostra” na tarde desta quinta-feira, 17. Com o céu nublado de nuvens carregadas, uma chuva fina atingiu a região central da cidade, por volta das 14h30. Bairros como o Cidade Nova e o Jardim São José foram contemplados com a pancada, que deixou o tempo mais fresco. É esperado 1,1 milímetro durante as 24 horas, com temperaturas podendo chegar a até 32°C.

E o fim de semana?

A Defesa Civil não foi o único instituto a prever chuva para os próximos dias em Franca. O Climatempo projeta 3,3 milímetros na sexta-feira, 28,3 mm no sábado, 19; e 11,5 mm no domingo – o montante totaliza 43,1 milímetros. No sábado, quando é esperado o maior volume, o dia será marcado por céu “nublado, com possibilidade de garoa durante a manhã e à noite, e chuva à noite”.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo (cor laranja) para tempestade, com chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia. Os ventos poderão alcançar de 60 a 100 km/h. “Queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.

O instituto orienta para que, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores pelo risco de queda e descargas elétricas. Não deixe veículos estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. 

A faixa laranja cobre partes dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Apesar da divergência de volumes entre os institutos meteorológicos, os três confirmam chuva entre sexta-feira e domingo. De acordo com a Prefeitura de Franca, a Central de Monitoramento e a Defesa Civil já estão a postos em casos de ocorrências. Agora, caberá ao tempo responder qual a proporção de água que cairá em Franca nos dias seguintes.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários