ELEIÇÕES 2024

Franca e região elegem três vereadoras LGBT+; veja perfis

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
Dandara, Marília Martins e Tieta Melo: vereadoras eleitas
Dandara, Marília Martins e Tieta Melo: vereadoras eleitas

Exatas 3.509 pessoas saíram de suas casas no último domingo, 6, e depositaram seus votos de confiança nas candidatas Marília Martins (Psol), Dandara (MDB) e Tieta Melo (MDB) para a Câmara Municipal de três cidades da região.

As três mulheres, que concorreram, respectivamente, às câmaras de Franca, Patrocínio Paulista e São Joaquim da Barra, foram eleitas e prometem promover a igualdade. Em comum, o fato de serem mulheres LGBT+.

Marília Martins obteve, em Franca, 1.846 votos. Reeleita em Patrocínio, Dandara foi votada por 678 eleitores. Liderou as eleições da cidade, com mais do que o dobro de votos recebidos pelo segundo colocado, Adriano do Edão (PL), que alcançou 265.

Em São Joaquim da Barra, Tieta foi a opção de 985 pessoas e ficou entre os três candidatos mais votados – entre as mulheres, foi a mais votada.

Dandara: orgulho e respeito

Dandara já havia sido a mais votada dentre todas as opções para a Câmara Municipal de Patrocínio Paulista em 2020. O trabalho parece ter agradado a população: neste ano, ela voltou a liderar e disputa e ainda quase dobrou sua performance, saltando de 396 para 678 votos.

A vereadora reeleita disse que já sofreu muito preconceito por ser uma mulher trans, mas que não se abateu com as ofensas.

“Brigo pelos meus direitos e estou na luta na minha cidade. Tenho muito orgulho de ser a mulher trans mais votada do Brasil (proporcionalmente). Sofri muito preconceito e transfobia na Câmara Municipal, mas relevei tudo. Graças a Deus, eu venci”, afirmou Dandara, que se considera mais experiente, sábia e humilde do que em 2020.

Marília: milhares de pessoas representadas

Em Franca, Marília Martins concorreu à Prefeitura em 2020, sem sucesso. Neste ano, mudou seu foco e mirou na Câmara Municipal. Deu certo.

Eleita, a vereadora do Psol, que assume o posto em 2025, é professora, agente cultural e se define como defensora dos direitos humanos, causas pelas quais ela pretende lutar no Legislativo.

“Ser uma mulher LGBT+ ocupando esse espaço não fala só sobre mim. Fala sobre milhares de pessoas da cidade que são muito mais do que rótulos”, afirma Marília.

Ela, que é lésbica, também acredita que a desigualdade existente na sociedade é causa de problemas como a exclusão e a marginalidade e precisa ser combatida.

“Precisamos olhar para toda a população com respeito, garantindo educação e saúde de qualidade, além de trabalho digno para todos e acessibilidade para as pessoas com deficiência. Assim, podemos construir justiça social e racial através de serviços públicos de qualidade e ações afirmativas. Estou aqui para representar essas causas”, afirmou.

Tieta: confiança da população

Tieta Melo caminha rumo ao terceiro mandato como vereadora em São Joaquim da Barra. Ela conquistou a confiança da população do município de mais de 50 mil habitantes – e pretende buscar mais.

“Me elegi em 2016 e consegui duas reeleições, em 2020 e agora. Para a comunidade LGBT, é de suma importância [ser representado no Legislativo], porque a gente consegue sair da marginalidade, da prostituição e ocupar esses postos, que também são nossos por direito. Principalmente para travestis e transexuais, que lutaram tanto pra ocupar esse espaço”, afirmou.

A vereadora reeleita também acredita que, estando nas câmaras municipais, os representantes da comunidade LGBT+ têm o poder de incentivar as novas gerações a sonharem alto.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

4 Comentários

  • A 20/10/2024
    Ignoro essas pautas
  • A 18/10/2024
    Ignoro
  • André 16/10/2024
    foda-se
  • Tiago 16/10/2024
    E o que isso importa? É uma competição para ver qual grupo ganha mais ou é para eleger o mais qualificado para melhorar as questões relacionadas ao desenvolvimento e bem estar da cidade?