TRÂNSITO

Operação autua 57 motoristas e prende 1 em Araçatuba

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Operação Direção Segura Integrada (ODSI), realizada pelo Detran-SP
Operação Direção Segura Integrada (ODSI), realizada pelo Detran-SP

Durante a Semana Nacional de Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro, a Operação Direção Segura Integrada (ODSI), realizada pelo Detran-SP, intensificou a fiscalização em diversas cidades do estado, com o objetivo de prevenir acidentes relacionados ao consumo de álcool ao volante. Na Superintendência de Araçatuba, a operação registrou 54 recusas ao teste do bafômetro, além de três autuações por direção sob influência de álcool e uma prisão por crime de trânsito, configurada quando o condutor é flagrado dirigindo embriagado.

Ao todo, 1.561 veículos foram fiscalizados na região. Em Penápolis, no dia 20 de setembro, 543 veículos foram abordados, com 27 motoristas recusando o teste do etilômetro. Já em Birigui, no dia 25, foram vistoriados 1.018 veículos, com 27 recusas ao bafômetro, além de três autuações por embriaguez ao volante e uma prisão por crime de trânsito na Avenida João Cernach.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto a recusa ao teste quanto a condução sob efeito de álcool são infrações gravíssimas, com multa de R$ 2.934,70 e processo de suspensão da carteira de habilitação. Nos casos em que o índice de álcool no sangue supera 0,34 miligramas por litro de ar expelido, o motorista é conduzido à delegacia e pode ser condenado a até três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca.

As operações de fiscalização alcoólica em todo o estado continuam apresentando resultados expressivos. Em agosto, por exemplo, foram fiscalizados 42.862 veículos, resultando em 1.395 autuações por alcoolemia. Já no primeiro semestre de 2024, o número de veículos abordados aumentou 99,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários