Policiais militares do 13.º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (13.º Baep) capturaram, nesta quinta-feira (19), cinco detentos que haviam sido beneficiados com a saída temporária no último dia 17 e descumpriram regras impostas pela Justiça. Quatro prisões ocorreram em Bauru e, uma, em Santa Cruz do Rio Pardo (90 quilômetros de Bauru).
Um dos presos, que cumpre pena por tráfico de drogas e roubo na Penitenciária II de Avaré, foi flagrado em via pública, no início da noite, no Núcleo Alto Alegre, no horário em que deveria estar em sua residência. Ele fugiu ao avistar a viatura, alegando que ficou com medo por estar fazendo o uso de maconha.
Outro reeducando, que cumpre pena no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) semiaberto de São Vicente, foi abordado pelos policiais militares do Baep no bairro Tangarás, também no início da noite, em frente a um bar, local que não poderia ser frequentado durante o período de saída temporária.
A equipe também capturou um detento no Jardim Ouro Verde, no horário em que ele deveria estar recolhido em sua moradia; e outro que cumpria pena pelo crime de tráfico de drogas, que estava em uma adega no Jardim Ivone conhecida por ser um ponto de venda de entorpecentes, no período noturno.
Santa Cruz do Rio Pardo
A quinta prisão ocorreu em Santa Cruz do Rio Pardo, na Vila Divinéia. Detento de saidinha da Penitenciária 1 de Bauru, condenado por tráfico, estava em um bar conhecido como ponto de venda de drogas. Ele passou por atendimento médico e permaneceu à disposição da Justiça na Penitenciária de Bernardino de Campos.
Saidinha
Conforme divulgado pelo JC, na região, 4.227 reeducandos do regime semiaberto foram beneficiados em seis municípios, na última terça-feira (17), com a saída temporária. Eles terão de cumprir uma série de regras e deverão retornar às unidades prisionais de origem até a próxima segunda-feira (23).
Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que, somente em Bauru, 3.567 presos receberam o benefício da "saidinha". Os demais detentos são das cidades de Reginópolis (39), Pirajuí (379), Balbinos (29), Jaú (59) e Gália (154). O Judiciário é responsável por conceder as saídas temporárias.
Portaria Deecrim 02/2019 e suas complementações estabelece que os presos beneficiados devem seguir regras como não frequentar bares e casas noturnas, não ingerir bebidas alcoólicas, não envolver-se em brigas, não andar armado e permanecer em seu endereço durante o período noturno.
Essa é a terceira saidinha concedida pela Justiça, neste ano, no Estado de São Paulo. Na última saída temporária, que ocorreu entre 11 e 17 de junho, dos 3.931 reeducandos liberados pela Justiça em Bauru, 145 não retornaram ao sistema prisional.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.