ECONOMIA

Criação de empregos cresce pelo segundo mês seguido em Franca

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Carteiras de trabalho em fila de empregos
Carteiras de trabalho em fila de empregos

A criação de empregos em Franca cresceu pelo segundo mês consecutivo e fechou julho com 692 novos postos, resultado de 4.555 demissões e 5.247 contratações. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 28, pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego.

O resultado positivo foi impulsionado pela indústria, que abriu 382 vagas. Este é o quarto mês consecutivo em que o setor lidera a criação de empregos na cidade. Na segunda colocação aparece o comércio, com 255 vagas. Fecham a lista dos setores positivos serviços e construção, com 152 postos e 5, respectivamente.

A agropecuária foi a única a encerrar o mês no vermelho em julho, com 72 oportunidades fechadas, segundo o Caged. O campo sofre com a sazonalidade das plantações e colheitas, como ocorre com o café.

Comparação com os meses anteriores

Os 692 postos criados em julho representam um crescimento de 102% em relação aos 341 postos de junho. Em maio, Franca criou 275 vagas.

Julho foi o terceiro melhor mês de 2024 até o momento. O ranking é liderado por janeiro, com 1.566 vagas, seguido por fevereiro, com 1.393. Esses resultados positivos têm explicação: historicamente, o início de um ano é marcado por recontratações após a demissão de funcionários temporários e o enxugamento da folha salarial no fim do ano anterior.

São Paulo e Brasil

O Estado de São Paulo criou 61.847 empregos. No país, o saldo de criação foi de 188.021 no sétimo mês do ano.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários