INCÊNDIOS

Alexandre cria comitê de crise; aulas suspensas nesta segunda

Por Corrêa Neves Jr | Editor do GCN/Sampi
| Tempo de leitura: 4 min
Comunicação/Prefeitura de Franca
O prefeito Alexandre Ferreira durante a reunião na manhã de domingo, 25, com o comitê de crise: esforços coordenados para enfrentar os impactos dos incêndios
O prefeito Alexandre Ferreira durante a reunião na manhã de domingo, 25, com o comitê de crise: esforços coordenados para enfrentar os impactos dos incêndios

O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) decidiu criar na manhã deste domingo, 25, um comitê de crise para acompanhar os incêndios florestais que atingem 21 cidades do interior paulista e provocam fortes impactos na região de Franca e de Ribeirão Preto, especialmente por conta das densas nuvens de fumaça e fuligem, que resultaram em pontos de interdição nas rodovias e potencializaram problemas respiratórios na população.

A Sabesp confirmou risco de falta d’água neste domingo em razão do expressivo aumento do consumo. Na cidade de Ribeirão Preto, há registro de uma disparada de 60% na procura por atendimento dos serviços de saúde e as aulas na rede municipal estão suspensas. Em Franca, ainda não há reflexos na área da Saúde, mas as aulas na rede municipal, incluindo creches, também foram suspenas - por enquanto, apenas no período da manhã de segunda-feira, 26.

A reunião no gabinete do prefeito de Franca começou às 9h e foi encerrada por volta de 10h30. Participaram do encontro com o prefeito Alexandre Ferreira oficiais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, coordenadores da Defesa Civil, além da secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas; do Meio Ambiente, Ruy Engrácia Garcia Caluz; e a coordenadora de Comunicação, Andressa de Oliveira Neves.

Segundo os relatos apresentados ao prefeito Alexandre Ferreira, não há focos grandes de incêndio no perímetro urbano de Franca. A nuvem de fuligem que encobriu a cidade tem origem nas queimadas registradas em Patrocínio Paulista, Brodowski e Batatais. “Colocamos a nossa cidade à disposição de toda a região e do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que instalou um gabinete de crise na região (em Ribeirão Preto). Ele também se colocou à disposição da nossa cidade. É uma ação preventiva para agirmos com rapidez e com eficiência, se caso acontecer algum problema e foco grande de incêndio em Franca", disse o prefeito.

Ficou estabelecido que o comitê de crise fará uma atualização de todos os recursos de que Franca dispõe para enfrentar a eventualidade de incêndios de grandes proporções, com destaque para a revisão dos protocolos de ação e intensificação de medidas de prevenção e fiscalização. A atualização do mapeamento dos equipamentos também será feita, com destaque para a situação dos caminhões-tanque e pipa, bombas e viaturas.

A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, disse que por enquanto não há registro de aumento na procura por atendimento nos PSs e UPAs, mas prevê que o cenário deve ser diferente a partir de segunda-feira, com crescimento significativo na demanda. Segundo ela, haverá reforço nas equipes.

Aulas suspensas na manhã de segunda-feira

Na rede municipal de ensino, as aulas estão suspensas na manhã desta segunda-feira, por conta da falta d’água. A secretária de Educação de Franca, Marcia Gatti, não participou presencialmente da reunião, mas informou ao prefeito que as equipes que cuidam da limpeza das escolas tinham sido acionadas para antecipar o trabalho na manhã desta segunda-feira, 26, e assim garantir que os estabelecimentos ofereçam condições adequadas para alunos e professores. A falta d’água anunciada pela Sabesp inviabilizou a operação.

“Em virtude do comunicado emitido pela Sabesp sobre o comprometimento do abastecimento de água em função do consumo excessivamente alto, reflexo das fuligens e sujeitas provocadas pelas queimadas, a Secretaria Municipal de Educação informa a suspensão das aulas, inicialmente, do período da manhã, desta segunda-feira, 26.  Havendo normalização do consumo de água, o que permitirá a manutenção das unidades escolares, as aulas do período da tarde seguirão normalmente”, disse, em nota, a secretária de Educação.

Hä previsão de uma nova atualização na manhã desta segunda-feira, quando deverá ser decidida a retomada – ou não – das atividades no período da tarde.

Situação estável, diz Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros de Franca avaliou como “estável” a situação em Franca, um pouco menos preocupante do que se verifica na região, mas afirmou que está de prontidão e reservou um caminhão-tanque exclusivo para eventuais ações necessárias na cidade. "Estamos com o efetivo de sobreaviso para qualquer tipo de ocorrência na região e (temos) também caminhões prontos para atuar. Por mais que os outros municípios já estejam com foco de incêndios e a gente atenda a estes municípios, disponibilizamos um caminhão exclusivo para ficar em Franca, caso aconteça alguma ocorrência", disse a tenente Paloma.


Governo federal também acompanha

O prefeito Alexandre Ferreira também manteve contato com o governo federal.  Quem fez a ponte foi o secretário executivo do Conselho da Federação da Presidência da República e do Ministério de Relações Institucionais, Rafael Bruxellas. No telefonema, Bruxellas informou Alexandre sobre uma reunião que está sendo realizada entre o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o Comitê de Combate a Incêndio do Governo Federal, para definir como as forças federais podem ajudar. Há discussões em andamento também sobre pedidos de recursos financeiros federais.

Por determinação do presidente Lula (PT), as Forças Armadas destinaram homens do Exército e da Aeronáutica para auxiliar no combate ao fogo. Uma aeronave de grande porte, o cargueiro KC-390, já está em Ribeirão Preto, base para combater os incêndios florestais na região. O KC-390 consegue levar 12 toneladas de água em cada decolagem e foi um reforço considerado “fundamental” pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante entrevista na manhã deste domingo, em Ribeirão Preto, de onde despacha neste momento.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários