ELEIÇÕES 2024

Suéllen terá maior tempo de TV entre candidatos; veja relação

Por André Fleury Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Agência Senado
Propaganda eleitoral
Propaganda eleitoral

Com três minutos e vinte e sete segundos (3min27seg), a prefeita Suéllen Rosim (PSD), candidata à reeleição pela coligação “É mais trabalho com amor por Bauru”, terá o maior tempo de propaganda eleitoral gratuita entre os postulantes ao Palácio das Cerejeiras, sede da Prefeitura Municipal, nas eleições de 2024.

A mandatária é seguida por Dr. Raul (Podemos), da coligação “Um novo olhar por Bauru”, cuja propaganda poderá se estender por até dois minutos e quinze segundos (2min15seg). Na sequência vem Ricardo Crepaldi, da federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV), cujo tempo de propaganda é de até um minuto e cinquenta e um segundos (1min51seg).

O quarto maior tempo é de Chiara Ranieri (União Brasil), da coligação “União por Bauru”, que ficará à frente das telas por até um minuto e trinta e dois segundos (1min32seg).

O quinto maior tempo, por sua vez, ficou para José Xaides (PDT), com vinte e oito segundos (28seg), e o menor de todos eles restou ao candidato Marcos Chagas, da federação PSOL-Rede, com vinte e quatro segundos (24seg). Os candidatos Antonio Izzo Filho (Agir) e Paulo Lago (PCO) não terão propaganda gratuita njos blocos cheios, apenas nas inserções durante a programação diária do rádio e da TV.

O instrumento, afinal, somente é permitido a partidos, coligações e federações que têm no mínimo cinco deputados federais eleitos – é a chamada “cláusula de barreira”.

INSERÇÕES

A mesma lógica se aplica à quantidade de inserções de propaganda. Suéllen terá direito a nada menos que 1.018 aparições no rádio e na televisão. Raul, por sua vez, 662. Ricardo Crepaldi terá 546, Chiara Ranieri 452, José Xaides 138 e Marcos Chagas, 122.

O horário eleitoral gratuito é o tempo para veiculação de mensagens partidárias ou propaganda eleitoral concedido gratuitamente aos partidos políticos em rádio e TV, e vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno do pleito.

VEREADORES

Já com relação aos vereadores, o tempo de propaganda é menor, assim como a quantidade de inserções. A diferença decorre não apenas do número de candidatos, mas também em função dos partidos: as coligações agrupam as legendas; já a disputa à vereança ocorre separadamente.

Neste caso o PL lidera a lista com até 355 inserções. A federação Brasil da Esperança vem logo depois, com 293; seguida do União Brasil, com 217. O Progressistas (PP) vem a seguir, com 175 inserções.

O PSD e o MDB terão 158 inserções cada um. Republicanos, enquanto isso, 151, sendo seguido por Podemos, com 75 veiculações – a mesma quantidade concebida à federação PSDB-Cidadania.

O PDT terá 71 veiculações. PSB e a federação PSOL-Rede sairão com 61 inserções cada legenda. Por fim, Avante e Solidariedade registram 37 inserções cada. O PRD, por sua vez, terá 30.

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