REAÇÃO

Opositores de João Rocha minimizam visita de Bolsonaro a Franca

Por Higor Goulart | da Redação
| Tempo de leitura: 5 min
N. Fradique
Ex-presidente Jair Bolsonaro: político do PL visitou Franca nesta quinta-feira
Ex-presidente Jair Bolsonaro: político do PL visitou Franca nesta quinta-feira

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou Franca na tarde desta quinta-feira, 22, em apoio à candidatura de João Rocha (PL) a prefeito da cidade. Nos bastidores da campanha, o evento é tratado como a grande aposta do candidato para vencer os concorrentes. No entanto, os adversários minimizam o impacto do ex-presidente nas Eleições Municipais.

O candidato do PSB, Dr. Ubiali, por exemplo, acredita que os eleitores não devem considerar a visita na hora de votar. Segundo ele, a disputa está pautada nas propostas, não nos apoiadores nacionais. “É difícil prever o impacto da visita. Trata-se de uma eleição municipal, e não de uma candidatura à presidência do Brasil. Então, a população vai se concentrar no que os candidatos realmente podem fazer pela cidade”, explicou.

Ubiali, aliás, fez um movimento parecido durante a pré-campanha. Ao oficializar seu nome a vice-prefeito, Gilson de Souza Jr., ele recebeu a visita do vice-presidente Geraldo Alckmin. Por conta do vínculo, o candidato afirmou “que não fez sentido estar [no evento de Bolsonaro]. Trata-se de uma ação de um partido ao qual não pertenço”.

O comportamento do nome do PSB não se repetiu com todos os adversários de Rocha. O candidato do NOVO, Alexandre Tabah, por exemplo, prometeu que estaria no evento para garantir fotos com Bolsonaro. Ao GCN/Sampi, ele declarou que é o único nome “de direita” na corrida eleitoral e que o candidato pelo PL está se aproveitando da situação para ganhar votos.

“Fico feliz com a vinda de Bolsonaro a Franca. Ele está visitando cidades do nosso Brasil para ajudar os candidatos do PL… mas João Rocha foi do PDT, que é de esquerda e faz parte do governo Lula (PT), por quase 30 anos. Então, tenho a tranquilidade de dizer que em Franca sou o único candidato de direita”, esclareceu Tabah.

‘Escondam as joias’

A confirmação de Bolsonaro a Franca, por outro lado, não contou com a mesma reação de todos os candidatos à Prefeitura de Franca. O nome do PSOL, Guilherme Cortez, chamou o ex-presidente de ‘ladrão’ e relembrou o suposto esquema de negociação ilegal de joias ligado ao político. “Quem tiver joias, esconda. O ladrão vai estar na cidade”, provocou o deputado estadual.

Pelas redes sociais, Cortez relembrou de um confronto com o ex-ministro Ricardo Salles em 2022 e não descartou algo parecido. “Tem candidato querendo trazer o Bolsonaro para Franca. Pode vir. Por aqui sabemos como receber essa turma”. Até o momento, não houveram apariações do deputado estadual na motociata.

O PSOL, partido de Cortez, no entanto, distribuiu cartazes por pontos que Bolsonaro passaria, com a mensagem: "cuidado, ladrão de joias em Franca".

Outro nome de esquerda, a candidata Mariana Negri (PT) afirmou que Bolsonaro “nunca priorizou Franca” enquanto presidente. Desse modo, indicou que a visita pretende apenas trabalhar na “construção da candidatura de seus aliados”, como é o caso de João Rocha.

“Sinto muito que o ex-presidente só venha a Franca agora, já que durante seu governo ele nunca veio à nossa cidade e nunca nos priorizou, deixando de executar projetos e de enviar verbas para cá. Nossa cidade não precisa de visita de ex-presidente, precisamos é de caminhos e diálogos com o atual governo federal, para voltarmos a ter protagonismo no Brasil”, afirmou.

Candidato pelo PCB, Tito Flávio também condenou a parceria entre Bolsonaro e João Rocha. Segundo ele, a eleição do prefeitável do PL pode resultar no "pior governo municipal da história". Além disso, para o opositor, é a prova de que o concorrente está revelando sua verdadeira cara política.

"É triste ver um candidato a prefeito de Franca se alinhando a um presidente notadamente genocidade, anticiência, anticultura e antieducação. João mostra que é alguém sem escrúpulos, que não tem limite para tentar chegar aonde quer e, certamente, vai encontrar uma oposição", afirmou Tito.

Disputa Tarcísio x Bolsonaro

Internamente, Rocha e sua equipe consideram a visita de Bolsonaro uma vitória na campanha a prefeito, principalmente na disputa com Alexandre Ferreira (MDB). Isso porque, o atual prefeito recebeu o apoio de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que defendeu a continuidade do emedebista.

Rocha, contudo, acredita que a chegada de Bolsonaro pode distanciar Tarcísio da disputa. O governador, afinal, é “cria política” do ex-presidente e já indicou que se afastaria das disputas municipais entre candidatos da direita. Em junho, à CNN Brasil, fontes de apoio ao ex-ministro afirmaram que a interferência dele “poderia incomodar deputados estaduais apoiadores”.

O atual prefeito, ainda assim, minimizou o apoio de Bolsonaro a Rocha e a possível mudança de cenário sem Tarcísio em seu apoio. Ao GCN, ele afirmou: “Estamos seguindo firmes, com um trabalho árduo em nossa campanha”.

Motociata

Como foi popular durante a campanha presidencial de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro promoveu uma motociata em Franca nesta quinta-feira, 22. A chegada do nome forte do PL aconteceu em frente à Churrascaria Minuano, por volta das 15h44.

Bolsonaro veio de Sertãozinho acompanhado de sua equipe de segurança em caminhonetes. Antes, fez uma pausa em Batatais. Em Franca, recepcionado aos gritos de "Mito, mito", passou a pé pela multidão até subir na carroceria da caminhonete em que estavam o candidato a prefeito de Franca João Rocha e a deputada estadual Delegada Graciela, ambos do PL.

O ex-presidente gravou um vídeo pessoal e outro com palavras de apoio à candidatura de Rocha. Antes de seguir a carreata/motociata, acompanhado de centenas de veículos, escorou-se na tampa da carroceria para acenar e agradecer ao público presente. Em seguida, saiu rumo ao Distrito Industrial, na Zona Oeste.

Leia mais:
'Escolha secretariado competente', diz Bolsonaro a João Rocha

Candidato do PSOL repercute evento ‘flopado’ com Bolsonaro

VÍDEO: Jair Bolsonaro chega à motociata às 15h44 em Franca

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

3 Comentários

  • LUAN 17 horas atrás
    COMO SERIA SE FOSSE O EX PRESIDIARIO AQUI NAS RUAS DE FRANCA KKKKKKKK SERIA ACOMPANHADO POR UMA MINORIA RIDICULA E COM PERFIL BAIXO
  • Herman Vasquez Domiciliano 17 horas atrás
    A inveja escrita por todas as frestas da ignorância humana!!!!! Kkkkkk
  • Lucas 18 horas atrás
    PSOL traz o lula pra rua...