INOVAÇÃO

Jarinu adere a programa pioneiro de Saúde Digital do Estado

Por Da Redação | Governo do Estado
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
O modelo permite atendimento multiprofissional remoto a pacientes de Unidades Básicas de Saúde
O modelo permite atendimento multiprofissional remoto a pacientes de Unidades Básicas de Saúde

O município de Jarinu aderiu ao Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PD&I Saúde Digital), iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

A cidade participa do modelo de TeleAPS (Tele Atenção Primária em Saúde), que permite atendimento multiprofissional remoto a pacientes de Unidades Básicas de Saúde e dos programas Estratégia de Saúde da Família dos municípios paulistas, por meio de teleconsultas e agendamentos online de exames, além de oferecer capacitações para profissionais da atenção básica.

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A iniciativa já conta com a adesão de 30 municípios paulistas – Iacanga, Vargem Grande Paulista, Ibirá, Ipiguá, Roseira, Alfredo Marcondes, Colômbia, Borborema, Guará, Santa Rosa de Viterbo, Cajamar, Piraju, Euclides da Cunha Paulista, Santa Branca, Ubarana, Iepê, Santa Cruz do Rio Pardo, Conchas, Tabatinga, Monte Azul Paulista, Jarinu, Atibaia, Conchal, Cordeirópolis, Penápolis, Casa Branca, Peruíbe, Iguape, Registro e Itapeva.

Os teleatendimentos são geridos e monitorados por meio do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado, na capital paulista, inaugurado nesta segunda-feira (19) pelo Governador Tarcísio de Freitas.

Até a primeira semana de agosto, já foram realizados por meio do PD&I Saúde Digital cerca de 8 mil teleatendimentos, com uma taxa de 82% de resolutividade, ou seja, consultas que foram feitas sem a necessidade de encaminhamento para médicos especialistas, solucionado as queixas dos pacientes. Também foi observada taxa de absenteísmo (falta à consulta marcada) menor à média registrada historicamente nesses serviços.

Em Jarinu, foram realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Trieste, 224 teleatendimentos até julho.

Por meio do TeleAPS, o paciente procura uma Unidade Básica de Saúde, com ou sem agendamento e, após triagem, é encaminhado para uma sala de teleatendimento para consulta com um profissional especializado em Medicina de Família e Comunidade ligado ao HCFMUSP. Após a consulta, o profissional da UBS orienta o paciente sobre os próximos atendimentos – se necessário -, medicamentos e entrega de documentos.

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