OLIMPÍADAS

Jogos Olímpicos de Paris-2024 terão oito de Bauru e região

Por Bruno Freitas e Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Montagem: Bruno Freitas
Da esquerda pra direita: Darlan, Lukas Bergmann, Massad, Lorenne. Kerolin, Lucas Dias, Michel Augusto e Paulo Salmin
Da esquerda pra direita: Darlan, Lukas Bergmann, Massad, Lorenne. Kerolin, Lucas Dias, Michel Augusto e Paulo Salmin

Embora a abertura esteja marcada para sexta-feira (26), às margens do Rio Sena, os Jogos Olímpicos de Paris-2024 terão as primeiras partidas já nesta quarta (24), nas disputas do futebol e rugby sevens masculino. E oito atletas em cinco modalidades representarão Bauru e região no maior evento esportivo do mundo.

São eles Darlan Souza, Lukas Bergmann e Lorenne Teixeira, que não são bauruenses mas defendem os times do Sesi Vôlei Bauru; o jogador de basquete Lucas Dias, que nasceu em Bauru e defende o Sesi Franca; o mesatenista bauruense Claudio Massad nas Paralimpíadas - que começam em 28 de agosto; a atacante do futebol feminino Kerolin, que nasceu em Bauru e foi eleita na última temporada a melhor jogadora dos EUA; o judoca Michel Bastos, que defende o Sesi Botucatu; além do jogador paralímpico de tênis de mesa Paulo Salmin, de Barra Bonita. Era esperado que o judoca barra-bonitense Rafael Buzacarini também integrasse esse "time", mas ele acabou ficando de fora da convocação da seleção.

Kerolin

A atacante Kerolin pode ser uma das sucessoras da dinastia Marta, ao menos para balançar as redes adversárias. Com 24 anos, mais madura do que na Tóquio-2020 (em 2021), após uma fase de sucesso no Corinthians, a bauruense foi eleita em 2023 a melhor jogadora da disputada liga feminina dos EUA. Ela defende o North Carolina Courage e marcou 11 gols no último campeonato.

Lucas Dias

O ala-pivô bauruense Lucas Dias Silva, 29 anos, nunca defendeu profissionalmente o time da sua cidade, o Dragão, mas foi revelado nas categorias de base do Greb-Bauru e depois na Luso Bauru. O atleta defende o Sesi Franca, onde conquistou com o time, no mês passado, o tricampeonato consecutivo do NBB. Na competição nacional, ele obteve uma expressiva média de 18 pontos por partida.

Massad

Outro nascido em Bauru, o mesatenista Claudio Massad, 39 anos, viaja para Paris no dia 12 de agosto, para a sua tão sonhada estreia em Jogos Paralímpicos. O multicampeão pela equipe Nova Era de Bauru agora defende o Sesi Lorena (SP).

Paulo Salmin

O mesatenista Paulo Salmin, 30 anos, está na quarta Paralimpíadas e busca sua primeira medalha. Ele já foi ouro e prata nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, ouro e bronze no Mundial da Espanha 2022, dois ouros no Parapan de Lima 2019, ouro no Parapan de Toronto 2015, ouro e prata no Parapan de Guadalajara 2011. Ele nasceu em Barra Bonita e foi morar criança em Jaú. Bauru faz parte de sua história esportiva. Salmin já foi companheiro de Massad na Associação Nova Era.

Darlan e Lukas

Maior pontuador do Sesi Bauru e melhor jogador de vôlei brasileiro na atualidade, o oposto Darlan Souza, 22 anos, é natural de Nilópolis (RJ) e terá como companheiro de quadra o colega de time Lukas Bergmann, de 20 anos. Essa dupla faz parte da nova geração do voleibol e estará à disposição do exigente técnico Bernardinho. Nascido em Munique, na Alemanha, o ponteiro Lukas Bergmann tem dupla cidadania por ser filho de mãe brasileira e de pai alemão. A família veio ao Brasil em 2011 e se estabeleceu em Toledo (PR). Darlan e Lukas estão em sua primeira Olimpíada e estão em Paris com os irmãos: Darlan é irmão de Alan, que também é oposto da seleção masculina; e Lukas é irmão de Julia, da seleção feminina de vôlei de quadra - os dois são ponteiros.

Lorenne

Um dos novos reforços do Sesi Vôlei Bauru para a temporada 2024/2025, Lorenne Teixeira, 28 anos, foi convocada pela Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos de Paris antes mesmo de estrear pelo time bauruense. A oposta nasceu em Conselheiro Lafaiete (MG).

Michel Augusto

Quem defenderá a região é o jovem judoca que compete pelo Sesi Botucatu, Michel Augusto, de 19 anos. Ele é natural de Bastos. Nos Jogos Sul-Americanos de 2022, realizados, no Paraguai, Augusto conquistou bronze na categoria 60kg. Esta será a sua estreia em Olimpíadas.

Abertura dos Jogos Olímpicos seguirá plano A com desfile no Sena

Por FolhaPress

O presidente da França, Emmanuel Macron, confirmou, nesta terça-feira (23), que a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos será realizada conforme o chamado plano A. Os Jogos serão abertos nesta sexta-feira (26), sob um esquema de segurança sem precedentes, com um desfile náutico das delegações em um percurso de seis quilômetros ao longo do rio Sena - a primeira abertura realizada fora de um estádio.

"É exatamente o roteiro que foi decidido no começo, que, agora, podemos assumir. Todas as verificações de segurança foram feitas", afirmou Macron em entrevista ao canal de televisão France 2.

Nos últimos meses, devido ao receio de um atentado terrorista, cogitou-se reduzir a dimensão da cerimônia.

O presidente disse lamentar os transtornos causados aos parisienses pelo aparato policial, que exigiu fechar ao trânsito grande parte da capital francesa desde o último dia 18. "Agradeço a todos os compatriotas impactados no cotidiano. Mas são essas restrições que nos permitem garantir a segurança." Macron afirmou que a delegação francesa precisa ficar pelo menos no top 5 do quadro de medalhas. Questionado sobre a pessoa que acenderá a pira olímpica, última a carregar a tocha na cerimônia, negou-se a revelar o nome.


Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários