OLIMPÍADAS

36 mil alunos de Franca vão participar da 1ª Olimpíada de Redação

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Seduc-SP
As Olimpíadas serão realizadas em todo o Estado de São Paulo.
As Olimpíadas serão realizadas em todo o Estado de São Paulo.

A primeira Olimpíada de Redação acontecerá nos dias 19 e 27 de agosto, e na região de Franca serão mais de 36 mil alunos a participar do campeonato desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Em todo o Estado, serão mais de 2 milhões de estudantes matriculados entre o 6º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, que irão demonstrar suas habilidades na escrita.

O coordenador de Olimpíadas da Seduc-SP, Roberto Serra Campos Junior, explica o objetivo do projeto. “A ideia é fomentar a cultura olímpica nas escolas da rede e, sobretudo, encontrar talentos. Nesse sentido, a Olimpíada de Redação é uma ferramenta para que os estudantes medalhistas sejam referências em suas comunidades escolares.”

O projeto será realizado conforme a Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais (Omasp), onde os estudantes vão em busca de conquistar medalhas de ouro, prata e bronze concedidas às melhores redações.

A Olimpíada de Redação, segundo o coordenador Roberto Junior, será uma ferramenta a mais para valorizar a escrita dentro da sala de aula e uma oportunidade de colocar em prática as habilidades relacionadas ao currículo de linguagem, dentre elas a capacidade de construção da argumentação.

“A primeira edição da olimpíada tem sido uma oportunidade para celebrar os estudantes, os professores e as escolas, e tem deixado evidente que pensar ações focadas na valorização do conhecimento dos estudantes vale muito a pena para construir uma cultura científica nas escolas”, comenta Junior.

Temas

Os temas e gêneros textuais serão a cara dos principais vestibulares do país e as provas da Olimpíada discutirão temas atuais e de importância social. Cada ano, série e turno terá um tema diferente. Os gêneros textuais terão caráter argumentativo. Para o Ensino Médio, será como um treinamento para o Enem e vestibulares.

O coordenador das Olimpíadas orienta aos alunos sobre os temas e a preparação das Olimpíadas. “Prática, dedicação no dia a dia da escola, atenção para o que o enunciado pede e muita antena ligada nos principais temas que têm sido discutidos na atualidade.”

Competição

Para a seleção dos melhores textos, no primeiro momento, os professores contarão com o apoio de inteligência artificial - uma assistente de correção virtual que auxilia professores na revisão dos textos da plataforma Redação Paulista. Após essa primeira seleção, uma banca de professores avaliará os materiais classificados para determinar os 125 mil vencedores de medalhas de ouro, prata e bronze.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários