SONHO ALCANÇADO

Da infância humilde ao comando da PM em Franca: 'Gratificante'

'O comando do Batalhão sempre foi sonho distante, não foi fácil. Um caminho longo', diz o tenente-coronel Felício, comandante do 15º BPMI.

Por Hevertom Talles | 3 dias atrás | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Hevertom Talles/GCN

Tentente-coronel Felício durante posse do novo posto
Tentente-coronel Felício durante posse do novo posto

A trajetória do atual comandante do 15° Batalhão da Polícia Militar do Interior, de Franca, é marcada por uma história de luta e realizações, desde a infância humilde até o atual momento profissional, no maior posto militar da cidade.

O tenente-coronel Lázaro Antônio Felício, de 53 anos, é o segundo francano a comandar o batalhão da cidade. Durante a cerimônia de posse na sexta-feira, 28, Felício revelou detalhes da sua vida pessoal e profissional, dentro da corporação.

“Apesar de ter nascido em Franca, morava e residia em Claraval (MG), até os 12 anos. Mudamos para Franca em 1982, no intuito de uma vida melhor. Lembro como hoje, que ficava ansioso para usar o uniforme da escola 'João Marciano de Almeida'... Eu só tinha duas camisas e eram cinco dias de aula”, descreveu o tenente-coronel sobre a sua infância.

Felício disse que começou a trabalhar cedo. Dos 12 aos 19 anos, atuou em fábrica de calçado para ajudar com a renda em casa. “Ter trabalhado na fábrica ajudou muito a nossa família", disse.

Mas o sonho de ingressar na Polícia Militar era presente. "Não poderia deixar de citar o orgulho de meu pai. Sempre, seus olhos brilhavam com falava que o filho era policial militar. A minha mãe, quando falei que estava cansado de trabalhar em fábrica, me incentivou a buscar meus sonhos”, conta Felício.

O novo comandante do 15º BPMI é pai de um casal de filhos. Ingressou na Polícia Militar em 15 de janeiro de 1990, no Curso de Formação de Soldados, Núcleo Franca. Em 1994, foi promovido a cabo e iniciou o curso de sargentos em dezembro do mesmo ano, interrompendo-o devido à sua aprovação para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo, onde foi declarado Aspirante a Oficial em dezembro de 1998.

Entre 1998 e 2001, serviu no 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. Em 2001, retornou ao 15º Batalhão, onde permaneceu até 2014, quando foi transferido para a 3ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, permanecendo até 2020. Desde então, retornou ao 15º Batalhão, onde atua como comandante.

O tenente-coronel Felício possui formação acadêmica em História pela Unesp Franca e em Filosofia pela Universidade de Franca.

“Alguns perguntam se o comando é breve ou não, mas nós temos uma irmandade muito grande. Então, para que o outro sucessor, para que a gente seja sucedido, alguém tem que ir para a reserva. E o coronel me deixou o lugar. Muito obrigado”, disse Felício, agradecendo o agora Coronel Márcio Alves Cardoso, que passou o comando do Batalhão.

Por fim, ao final do seu discurso de posse, Felício comentou a alegria de ter alcançado esse posto.

“É uma realização do sonho. Vou fazer o meu melhor. O comando do Batalhão sempre foi sonho distante, não foi fácil. Um caminho longo. Chegar a esse posto demonstra a todos a possibilidade de alcançar o objetivo. Com determinação e esforço e fazendo o seu melhor, os sonhos se tornam possíveis. Ser comandante do Batalhão em que iniciei a carreira é muito gratificante”, disse.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • ira
    3 dias atrás
    linda historia DE vida ajudou a familia hoje esta no posto merecido
  • Soldado azevedo
    3 dias atrás
    Esse é chato essa cobra aí mais trabalhador