'CALMA, AÍ!'

Prefeito de Franca usa papagaio e ironiza críticos do ônibus

Alexandre Ferreira aparece com papagaio em postagem, dizendo que pessoas que nunca andaram de ônibus querem palpitar no transporte coletivo: 'Filhinho de papai'.

Por N. Fradique | 07/06/2024 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Reprodução

'Calma aí, papagaio, sem desespero', diz prefeito Alexandre Ferreira, em postagem
'Calma aí, papagaio, sem desespero', diz prefeito Alexandre Ferreira, em postagem

O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB), divulgou vídeo em suas redes sociais, nessa quinta-feira, 6, com teor irônico e criticando aqueles que vêm questionando o processo licitatório aberto pela Prefeitura para a contratação de uma nova empresa para o serviço de transporte coletivo da cidade.

Alexandre não deixa claro para quem direcionou as críticas, mas membros de entidades, como Udecif (União de Defesa da Cidadania de Franca) e Observatório Social, usaram a Tribuna da Câmara Municipal, no último dia 28, para falar sobre o tema. Na ocasião, os representantes dos órgãos pediram transparência na condução da licitação.

Na postagem, Alexandre aparece com a ilustração de um papagaio no ombro, dizendo que pessoas que nunca precisaram andar de ônibus querem palpitar sobre a licitação. “Opa, apareceu um papagaio aqui. Tem político, muitos deles filhinho de papai - Sabe aqueles que nunca andam de ônibus, nunca andaram de ônibus? -, querendo palpitar sobre a nova contratação de empresa de ônibus de transporte coletivo, onde você anda, e ele quer palpitar como tem que ser”.

O prefeito fez questão de afirmar que a Prefeitura fará várias audiências públicas, além de atender a demanda da população através do WhatsApp disponibilizado para os usuários opinarem e dar sugestões sobre o serviço.

Leia mais:
Prefeito de Franca lança WhatsApp para ouvir usuários de ônibus

Contrato do ônibus será debatido com população de Franca dia 11

“Calma aí papagaio, sem desespero. Eu já disse que teremos audiências públicas sobre a nova licitação de ônibus. É isso no plural: audiências públicas”, sublinhou Alexandre Ferreira, acrescentando: “A primeira delas é nesta terça-feira e as contribuições de centenas de pessoas que fizeram através do zap. Todas elas serão compiladas e a gente vai levar para as pessoas conhecerem na próxima terça-feira”.

O prefeito finalizou dizendo que "papagaio também pode opinar", mas quem vai decidir como será o serviço na cidade após a contratação de uma nova empresa para o transporte coletivo será o usuário de ônibus. “É claro que papagaio pode palpitar e fazer política à vontade, sem problema nenhum, mas quem conhece e, por isso, tem peso na opinião é quem usa e precisa do ônibus. Você que usa ônibus é quem vai decidir como será o serviço, para que você possa usá-lo de maneira mais tranquila, mais segura, mais eficiente e mais rápida”.

A primeira audiência pública para discutir o tema está marcada para a próxima terça-feira, 11, no auditório da Secretaria de Educação de Franca.

'Papagaios só falam, já os associados da Udecif e o Observatório agem'

Procurado, Sidney Elias, membro da Udecif, disse que o prefeito está equivocado, pois as instituições não falam e, sim, agem.

“Pelo que me consta os papagaios só falam, já os associados da Udecif e o Observatório, agem. Foi assim quando colhemos mais de 3.000 assinaturas em 2019 no abaixo-assinado pedindo nova licitação do transporte público. Foi assim quando acionaram o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), que julgou irregular a renovação do contrato, forçando o prefeito a abrir novo edital convocatório. E foi assim também, mais recentemente, com a representação no MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), em relação à lei de gratuidade, que os vereadores aprovaram sem dizer a fonte de custeio das mesmas. Ou seja: definitivamente o tal papagaio não é nosso”, escreveu Elias.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

12 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Helio P. Vissotto
    12/06/2024
    O que falta de humildade nesse prefeito, ele compensa com arrogância. Um perfeito soberano boçal!
  • aparecida donizete de freitas
    10/06/2024
    Não adianta imitar Ana Maria Braga, que também não usa transporte público, nem taopouco o Louoro José. . \"Abre licitação\", mas quem acab ficando é a Empres São Josée. O povo não quer um transporte igual dos ja´poneses, porque pensando em Franca é impossível. Queremos apenas transporte menos lotados, mais ônibus, mais horários. Antres da pandemia, não estva tão ruim, Mas a restrição do transporte continuou mesmo depois da pandemia. Moro num bairro que nos domingos, depois das 18 hs não tem onibus. Fim de semana a espera é mais de 2 horas.. A demanda é pouca devido ao serviço de Uber. Não A demanda de Uber é muita devido ao mal serviço de transporte. Uma familia com 4 filhoos não pode usar a Uber em uma só corrida., enquanto no õnibus pode. Mas o serviço é ruim, que acabam pagando 2 Uber.. Fora os onibus que são tão poucos, e lotados causando estrexsse no motorista, que fica nervoso, cansado , efetua dupla função : cobrador e motorista; e tem que correr para cumprir horário. SE TIVBERMOS MAIOR NUMERO DE ONIBUS E MAIS HORÁRIOS, NÃO PRECISAMOS DE INTERNET, TELEVISÃO, AR CONDICIONADO. POIS O QUE QUEREMOS É CHEGAR NO NOSSO DESTINO COM RAPIDEZ. nÃO QUERO 1 HORA DE HI-FY, QUERO 10 OU 15 MINUTOS DE ESPERA.
  • Guinho
    07/06/2024
    Que Prefeito mais vergonha alheia recalcado e azedo, huahuahuahua
  • Jo
    07/06/2024
    Agora como vai fazer licitação para uma nova empresa de ônibus uma cidade 400 mil habitantes gente não tem empresa que vai querer montar uma estrutura enorme milionária aqui ano eleitoral esse come queto aí vai querer por na mídia isso jogo político jogar no ar chamar atenção igual o evento do Sesi ô que tem a ver com a prefeitura tem do população acorda Franca o prefeito tá bem acordado viu mas parabéns pela sua sabedoria mas sr só chama atenção dos desenformado porque dos formadores de opinião não
  • Lucas Cruz
    07/06/2024
    O que o prefeito faz aqui é utilizar um estratagema retórico conhecido como \"Envenenamento do poço\", um ataque ad hominem. Trata-se de um ataque contra quem está argumentando e não contra seu argumento. Lamentável! Embora cada vez mais utilizado, as pessoas deveriam estar preparadas para identificar isso e repudiar o uso desta estratégia, especialmente por agentes políticos. Que esta eleição seja propositiva! Com debate de IDEIAS. É falsa a ideia de que a opinião de quem não utiliza ônibus não mereça ser ouvida. Se fosse assim, sequer o prefeito poderia opinar. O modelo de transporte público escolhido pode inclusive impactar a vida de quem não o utiliza. Seja por impacto ambiental, no trânsito ou a respeito da destinação de seus impostos. A depender do modelo de transporte público, quem não usa hoje pode passar a utilizar no futuro. Prefeito, peço gentilmente que não inicie sua campanha assim. Que a campanha que se aproxima seja propositiva e sem baixaria.
  • Pergunta
    07/06/2024
    O senhor já andou de ônibus? Kkkkkkkk tá mal assessorado de comunicação hein
  • Oscar Gold
    07/06/2024
    Coitado desse caquético, tentou lacrar mas ficou mais com cara de esquizofrênico e surtado. Alguém evidentemente está subindo a pressão dele, logo logo o Sidney que vai estar acompanhando ele na cirurgia pra colocar marca-passo. Retribuir o favor daquela colonoscopia inesquecível e detalhe, com um daqueles \"médicos\" contratados na primeira gestão.
  • José Roberto
    07/06/2024
    Oras, Sr. Alexandre você tem até motorista. Você além de papagaio é um hipócrita! Venda os carros oficiais, use seu próprio veículo, ou porque você mesmo não utiliza os ônibus. Não adianta entrar em ônibus em inauguração de linha. Por que você não trabalhar de ônibus. Desça no ponto em frente a Av. Presidente Vargas. Chegue atrasado igual o povo que tem que bater ponto e tenha desconto no salário. Fora, Alexandre e leve seu secretariado junto!!!
  • juarez
    07/06/2024
    E o prefeito, andou de ônibus quando?
  • Daniel
    07/06/2024
    Eleição né, ai o prefeito finge ser amiguinho do povo, gostar de gente, querer ironizar!!! Político é isso ai, pode juntar e por tudo no mesmo balaio! O \"papagaio\" pode opinar sim, ele também faz parte da democracia.
  • Francano indignado
    07/06/2024
    Irônico ele está sendo com todos francanos desde que assumiu a prefeitura Moradores da região do centro pop Francano que utiliza transporte público / precisa de atendimento médico/ precisa de trânsito que circule com rapidez e qualidade / segurança/ limpeza da cidade ..são inúmeros problemas que só aumentam . Espero Que os FRANCANOS avaliem tudo isso nas próximas eleições
  • Joelmo
    07/06/2024
    Caraca que vergonha desse prefeito, que comparacao mais tosca essa do papagaio com filhinho de papai...que falta de profissionalismo dessa administracao. Estamos lascados se ganharem de novo.