SEGURANÇA

Furtos, acidentes e lixo: Central combate crimes em Franca

Sistema inaugurado em agosto de 2023 já reúne números positivos pela Guarda Civil Municipal.

Por N. Fradique | 03/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Sistema de câmeras na cidade: operado pela Guarda Municipal
Sistema de câmeras na cidade: operado pela Guarda Municipal

Desde a inauguração, a Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal de Franca vem contribuindo no combate à criminalidade no município. Nos últimos três meses, o sistema flagrou crimes, acidentes e infrações das mais diversas, a maioria na área central da cidade.

De acordo com o inspetor da Guarda Civil, Luiz Fernando Fernandes, as câmeras têm ajudado a esclarecer delitos e até acidentes de trânsito. “Antigamente, quando acontecia um crime na área central, por exemplo, a Polícia Militar precisava colher informações e ir atrás de imagens das câmeras de estabelecimentos na tentativa de elucidar o fato. Como a abrangência das câmeras da Central é muito grande, a Guarda, que faz o monitoramento, já conseguiu flagrar muitas ações e com o acionamento da PM, chegar aos criminosos ou até mesmo impedir a ação delituosa”, disse.

Nesses 90 dias, as câmeras flagraram 27 acidentes de trânsito, nove furtos a estabelecimentos comerciais, entre outros como atropelamento de pedestre, pessoas suspeitas vendendo produtos de furto, suspeito armado em posto de combustível e veículo suspeito com pessoas que tinham passagem policial.

A Central de Monitoramento, comandada pela Guarda Civil Municipal, foi inaugurada em agosto do ano passado e conta com oito monitores grandes, utilizados para o acompanhamento das 56 câmeras instaladas em diferentes pontos da cidade. São equipamentos de alta resolução que captam imagens em 360º. A unidade funciona 24 horas por dia, integrada com as Polícias Civil e Militar.

Fernandes acrescenta que a Central de Monitoramento foi um divisor de águas na segurança. "Mesmo que algum crime não possa ser evitado, após o ocorrido, nós conseguiremos, através das imagens, esclarecer a ocorrência e identificar os infratores”, finalizou.

Crime ambiental
Nas últimas semanas, a Guarda Civil também tem feito vários flagrantes de descarte irregular de lixo na área urbana. Somente na estrada Alberto Carraro, no Jardim Ipanema, na Região Norte, foram três flagrantes em menos de 15 dias. Em um dos descartes, a Guarda encontrou restos de materiais utilizados na fabricação de bolsas e carteiras.

Através dos dados encontrados junto aos materiais, os agentes conseguiram chegar até os responsáveis. “Infelizmente, temos estes locais que chamamos de “pontos viciados”, onde as pessoas insistem em realizar o descarte irregular. Porém, a Guarda está de olho e temos recebido muitas denúncias anônimas no momento do descarte, o que tem aumentando as autuações”, disse Fernandes.

Desde o começo do ano, a Guarda Civil aplicou mais de 50 autuações ambientais, sendo a maioria por descarte de lixo. A multa para quem é flagrado cometendo este tipo de crime é de R$ 598,50, segundo a Lei Complementar Municipal nº 9, de 26 de novembro de 1996 (Código do Meio Ambiente do Município de Franca).      

Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas pelos telefones 153 e (16) 3724-1033 ou pelo 'EcoFranca', aplicativo da Prefeitura disponível para celulares com sistemas iOS e Android.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.