TEMPO

Nova onda de calor atinge seis estados até quarta-feira (1º)

A primeira semana de maio também promete ser quente e seca, em função do bloqueio atmosférico imposto pelo sistema de alta pressão.

Por Claudinei Queiroz | 28/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Folhapress

Reprodução/ Travis/Unsplash

As cidades do oeste paulista também sofrerão com a onda de calor.
As cidades do oeste paulista também sofrerão com a onda de calor.

A massa de ar quente e seco que se mantém sobre boa parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além do norte do Paraná, fez com que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitisse neste sábado (27) um alerta laranja de perigo para altas temperaturas.

Leia tambémApós alta do calor no verão, Brasil deve ter outono mais quente que a média

O documento mostra que a área que engloba todo o estado do Mato Grosso do Sul, a faixa sul de Mato Grosso e Goiás, oeste de São Paulo e norte do Paraná terão temperaturas que podem ficar 5ºC acima da média por até cinco dias. A previsão atual vale até a próxima quarta-feira (1º).

Essa condição atmosférica também garante dias ensolarados e baixa umidade do ar neste final de mês, que vai terminar sem previsão de chuva. A primeira semana de maio também promete ser quente e seca, em função do bloqueio atmosférico imposto pelo sistema de alta pressão.

"A massa de ar quente e seco continuou nessa área mais central do Brasil. Por falta das chuvas e o sistema de alta pressão acabou fazendo com que as temperaturas se elevassem, entrando no critério para o alerta da onda de calor", explica a meteorologista do Inmet Dayse Moraes, destacando que se a onda de calor se prolongar por mais do que cinco dias o alerta se torna vermelho.

Ela diz que diariamente os meteorologistas do Inmet se reúnem para reavaliar as condições climáticas. Por isso, afirma, ainda há a possibilidade de essa onda de calor se prolongar por mais tempo e até atingir outras regiões. Isso, no entanto, será confirmado posteriormente.

Segundo a previsão do Inmet, a capital que terá as maiores temperaturas até quarta-feira é Cuiabá (MT), com a sequência de 36°C, 37°C, 38°C e 39°C, a partir deste domingo (28). Campo Grande (MS) também será quente, com máximas de 34°C, 35°C, 36°C e 36°C.

As cidades do oeste paulista também sofrerão com a onda de calor. Em Presidente Prudente, por exemplo, a máxima deve atingir 35ºC neste domingo, subindo para 36ºC nos três dias seguintes. Em Araçatuba, as temperaturas vão subindo diariamente: 34ºC neste domingo, 35ºC na segunda e na terça, e 36ºC na quarta.

Na capital paulista, a previsão já era de ficar acima dos 30ºC até o dia 4 de maio, mas o Inmet atualizou a previsão e a máxima deste domingo até quarta-feira será de 33ºC, com o tempo abafado e umidade do ar baixa.

Aliás, na terça e na quarta, segundo o Inmet, a umidade pode ficar abaixo dos 30% em toda a área da onda de calor, o que é crítico. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece que índices de umidade do ar inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Por isso, há a indicação de muita hidratação e evitar ficar exposto ao sol das 10h às 16h.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Ulisses Radi
    28/04/2024
    Muito bom, sol, calor e praia