Há 47 anos no ramo musical, o maestro João Fernando Paluan retorna a Bauru após uma trajetória de sucesso à frente de diversos grupos artísticos. Formado em piano pelo Unisagrado, em sua mais recente atuação, foi regente da Orquestra Sinfônica Jovem de Lins e, agora, volta à cidade onde deu seus primeiros passos na música.
Já em 1995, o professor participava com seus alunos de piano do Concurso Cláudio Arrau de Quilpué, no Chile. Ele também atuou como regente titular do Coral Veritas do Unisagrado entre os anos de 1993 e 2007, recebendo prêmios de nível nacional e internacional ao lado do grupo. Muitos de seus alunos tornaram-se estudantes premiados e receberam bolsas de estudos em importantes concursos de piano no Brasil, Chile, Cuba, Estados Unidos, Venezuela, entre outros países.
"Tive a oportunidade de trabalhar no México em 2005 e me adaptei muito bem lá. Infelizmente, em uma das minhas viagens para o Brasil, em 2010, sofri um infarto dois dias antes do meu embarque. Demorei um ano para me recuperar. Pouco depois, surgiu a oportunidade de criar uma orquestra em Lins, em 2011. Apresentei o projeto e demos início", conta o ex-regente titular.
Após sua saída da Orquestra, no final de 2023, o maestro prepara-se para trilhar novos caminhos na Cidade Sem Limites. "Muitos amigos já não estão mais aqui e a Bauru que deixei não é a mesa. A cidade cresceu absurdamente. Está bem bacana. Estou procurando trabalhos a domicílio, como piano, canto, técnica vocal, teoria e percepção musical e canto lírico, instituições que possuam ou queiram formar um coro ou uma orquestra, pessoas que queiram desenvolver a voz, alunos que precisam se preparar para vestibular com habilidades específicas, entre muitos outros ramos", afirma Paluan.
SERVIÇO
Para conhecer detalhes do trabalho do maestro João Fernando Paluan, basta acessar o Instagram: @paluanjoao.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.