REESTRUTURAÇÃO

Fora da final após 6 anos, Helinho avalia como 'positiva' participação no Paulista

Sesi Franca disputa o terceiro lugar do Paulista contra o São Paulo nesta quarta-feira; estreia no NBB também é contra o Tricolor, no sábado.

Por Pedro Baccelli | 18/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete

Técnico Helinho Garcia, durante treinamento
Técnico Helinho Garcia, durante treinamento

Campeão em quatro edições e vice em duas, há seis anos o Sesi Franca Basquete não sabia o que era ficar de fora da decisão do Campeonato Paulista. Sequência que chegou ao final, ao perder para o Paulistano, por 84 a 77, nessa segunda-feira, 16, no ginásio “Felipe Karam”, em Rio Claro. Apesar da eliminação na semifinal, o balanço feito pelo técnico Helinho Garcia sobre a competição foi positivo.

Em ginásio neutro, como previa o regulamento da Federação Paulista de Basquete, os francanos oscilaram durante toda partida. Na saída para o intervalo, a equipe da capital paulista vencia por 41 a 38. Vantagem que aumentou no segundo tempo. “A equipe do Paulistano teve um jogo consistente e fez por merecer a vitória”, pontuou Helinho.

Segundo o comandante, os jogadores sentiram fisicamente. E não é para menos. Durante janela do Campeonato Paulista, o Sesi Franca viajou para Singapura, na Ásia, para disputa do Mundial de Clubes, sagrando-se campeão. Além do desgaste dos jogos e das viagens, o elenco perdeu três peças desde o início do estadual: o armador Alexey, e os alas-armadores Georginho e Reynan. Todos foram para times fora do país.

O desgaste foi também uma oportunidade para os garotos Edu Marília, João Mini, Nathan Mariano, Vinícius Flores e Zu Jr. ganharem tempo de quadra. “Eles cresceram e vão ser importantes nesse restante de temporada”.

“É uma avaliação positiva. Que a gente possa continuar trabalhando cada vez mais para que nessa etapa de reconstrução, possamos continuar o crescimento e chegarmos da melhor forma nos momentos mais importantes, seja de NBB ou de Champions League (BCLA)”, concluiu.

Para a continuação da temporada, o Sesi Franca já apresentou o armador Heissler Guillent. Aos 36 anos, o venezuelano – que disputou a última Copa do Mundo de Basquete – chega para a vaga aberta com a saída de Georginho. “Estou ansioso para poder jogar e ajudar a equipe da melhor maneira possível”, disse o atleta, em coletiva no dia 5 de outubro.

O Sesi Franca Basquete volta a quadra nesta quarta-feira, 18, às 17h30, para disputa do terceiro lugar do Campeonato Paulista. O adversário será o São Paulo, em Rio Claro, com transmissão do R7. A final entre Corinthians e Paulistano é na sequência, às 20 horas.

A estreia no NBB (Novo Basquete Brasil) 2023/2024 é justamente contra o Tricolor do Morumbi no sábado, 21, às 17 horas, no ginásio “Pedro Morilla Fuentes”, o “Pedrocão”.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Márcio
    19/10/2023
    Nosso time, por um erro de estratégia da diretoria e/ou da comissão técnica. O vexame foi tão grande que na disputa do 3 e 4 lugares nem o técnico compareceu. Infleizmente nós torcedores já podemos esperar mais vexames no NBB, se continuar essa postura de não contratação.