IRREGULARIDADE

Franca é punida por utilizar atletas irregulares nos Jogos Regionais de Barretos

A decisão da CDEJD foi conhecida nesta segunda-feira, 17, com as punições ao município de Franca e aos atletas envolvidos no caso.

Por N. Fradique | 19/07/2023 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Divulgação

Equipes de atletismo (feminino e masculino) de Franca que estão em Barretos disputando os Jogos Regionais
Equipes de atletismo (feminino e masculino) de Franca que estão em Barretos disputando os Jogos Regionais

Franca foi punida nos Jogos Regionais de 2023 de Barretos, por utilização de atletas irregulares na competição. A delegação de Araraquara foi quem denunciou, e o município francano já teve sentença de punição aplicada pela Comissão Disciplinar Especial de Justiça Desportiva da competição. São três atletas do atletismo feminino e masculino, na categoria livre.

Os atletas envolvidos - Gabriela da Silva Araújo Gil de Sá, Bruna Letícia Ferreira Maia e Jossemar Silvestre de Lima - já competiram para outros municípios em 2023, ferindo o regulamento dos Jogos. Os três foram punidos com um ano de suspensão pela Coordenadoria de Esportes e Lazer do Estado.

A decisão da CDEJD foi conhecida nesta segunda-feira, 17, com as punições a Franca e aos atletas envolvidos no caso. Segundo a sentença, Franca fica punida com a “perda do dobro do número de pontos previstos no regulamento da competição para o caso de vitória. Não será conferida qualquer pontuação resultante da partida, prova ou equivalente, sendo mantido o resultado de qualquer delas, conforme o caso, tão somente para os efeitos previstos no regulamento”.

Gabriela, natural de Cascavel, disputou o Troféu Brasil de Atletismo, em 8 de julho de 2023, em Cuiabá, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo, representando a Associação Atlética Paranavaí-PR.

Bruna, natural de Maringá, competiu pela Associação de Atletismo de Maringá-PR, no Campeonato Paranaense Loterias Caixa, adulto, realizado em Cascavel, dia 24 de junho, organizado pela Federação de Atletismo do Paraná.

E Jossemar, natural de Maringá-PR, também disputou o Campeonato Paranaense Loterias Caixa, em Cascavel, representando a Associação Atlética Paranavaí.

A notícia sobre Franca "contratar" atletas de fora repercutiu na cidade, principalmente na Câmara Municipal, que aprovou orçamento de R$ 15 milhões para a Feac (Fundação de Esporte, Arte e Cultura), para o desenvolvimento de projetos de incentivo ao esporte, iniciação esportiva e fomento do esporte e lazer.

O vereador Marcelo Tidy (União) disse, nessa quarta-feira, que os investimentos precisam ser canalizados para atletas do próprio município e no fortalecimento dos projetos de iniciação esportiva.

“O garoto, principalmente os mais carentes, tem o sonho de representar nossa cidade, sobreviver do esporte, e que eles tenham através do município esse apoio. Sou favorável que se invista e dê oportunidade aos atletas que residam em nossa cidade. Não acho justo uma pessoa que não tenha vínculo nenhum com nossa cidade usar nossa camisa só por estar ganhando um valor”, disse.

Outro parlamentar de Franca, Gilson Pelizaro (PT) disse ser contrário à política de contratar atletas de outras localidades para representar Franca em eventos dessa natureza. Afirmou que o investimento precisa ser melhorado através do programa Bolsa Atleta. “Isso vai na contramão. Desse jeito, Franca nunca vai ter atletas de alto nível disputando outras modalidades, além do basquete, por exemplo. Temos que fomentar a formação de atletas e fazer investimento nesse sentido”.

A Prefeitura e a Feac foram procuradas para explicarem qual o vínculo que esses atletas envolvidos na denúncia têm com Franca, qual investimento disponibilizado para eles defender o município em Barretos e se vai recorrer da decisão da Comissão Disciplinar Especial de Justiça Desportiva do 65º Jogos Regionais, mas não obteve resposta.

Segundo o último Boletim de pontuação da competição (dia 18), o atletismo feminino ocupa a 2ª colocação e o masculino a 5ª posição. Já Franca está na liderança geral dos Jogos com 174 pontos, seguido de Araraquara, com 143, e Ribeirão Preto, com 133.

O efeito na classificação da competição é imediato, porém as partes interessadas no processo poderão recorrer ao Tribunal de Justiça Desportiva dentro do prazo de 10 dias.

Os Jogos Regionais são classificatórios para os Jogos Abertos do Interior. Franca está em Barretos com uma delegação de 407 pessoas, entre competidores e comissões técnicas.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • APARECIDO DONIZETE NUNES
    19/07/2023
    Essa FEAC é uma Vergonha para nossa Cidade.